Sabe aquele like? Talvez você já tenha cometido microtraição sem perceber
Embora exista uma distinção clara sobre o que define a traição física, a microtraição é mais difícil de interpretar. Quando o assunto é infidelidade, inclusive, a palavra microtraição gera, além de dúvidas, algumas polêmicas.
Afinal, o que é microtraição?
Como o próprio nome indica, a microtraição está relacionada àquelas pequenas atitudes que alguns podem achar inofensivas — mas que não são tanto assim. Mesmo sem nunca cruzar fisicamente essa linha, o comportamento pode levar à infidelidade.
Um exemplo de microtraição poderia ser uma pessoa que tira a aliança quando vai a uma festa. Porém, com a internet, redes sociais e aplicativos de relacionamento, ficou mais fácil dar sinais a outra pessoa de que você está disponível.
Para Martin Graff, professor de psicologia da Universidade de South Wales, no Reino Unido, microtraição é qualquer ato ou comportamento de alguém em um relacionamento que indica o envolvimento emocional ou físico com uma terceira pessoa. Segundo informações da BBC, o professor reforça em um artigo publicado por uma revista de psicologia que a infidelidade evoluiu junto com a era digital.
A terapeuta sexual e de relacionamento Tammy Nelson disse à Cosmopolitan que "a microtraição acontece quando você cria pequenas oportunidades para comportamentos afetuosos que estão fora do seu relacionamento."
Em entrevista a Universa em 2019, a psicóloga e sexóloga Ivete Soares disse que a forma como nos vemos pode interferir diretamente nessa conduta. "Quem tem baixa autoestima pode trair de maneira crônica, também com o objetivo de autoafirmação. Com a chegada da internet e o crescimento das redes sociais, esse comportamento se acentuou", afirmou.
As ações da microtraição quebrariam uma "exclusividade emocional" previamente acordada entre um casal, ainda que não envolva traição física, como beijar ou fazer sexo com outra pessoa.
Vale lembrar que cada relacionamento tem seu próprio limite em relação ao que constitui traição. Geralmente, essa barreira é ultrapassada quando você acha que seu parceiro se sentiria desconfortável se visse suas ações.
É possível definir uma microtraição?
Segundo a revista Time, um estudo de 2015 publicado no Journal of Sexual and Marital Therapy, concluiu que praticamente qualquer coisa, desde troca de mensagens a mentiras e relações sexuais, pode ser considerada traição — ou não — dependendo da opinião da pessoa.
Alguns cenários possíveis de microtraição são: trocar mensagens com um ex-parceiro, trocar curtidas em redes sociais, construir amizades "platônicas" também nas redes sociais, omitir a presença de determinadas pessoas em algumas situações, não excluir perfis em aplicativos de namoro, se vestir de maneira diferente quando sabe que alguma pessoa estará no mesmo lugar que você, fazer seu relacionamento parecer menos sério do que realmente é para continuar conversando com um estranho, entre outros.
No TikTok, a hashtag "microcheating" (microtraição, na tradução livre), tem mais de 27 milhões de visualizações. Na rede social, onde os usuários têm debatido sobre o que se encaixa na definição de microtraição, a coach e autora Carrie Wynn afirmou que, para evitar cruzar a linha e "microtrair", é preciso estabelecer limites claros e se comunicar com seu parceiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.