AI prevê futuro com app: 'Estamos criando frustrações', diz psicóloga
Recentemente nossas redes sociais foram inundadas por imagens de famosos e amigos em situações prevendo o futuro: casando, com filhos, com as crianças na escola. Isso foi possível graças ao aplicativo Remini, que, com a ajuda da inteligência artificial, cria imagens de situações que ainda não aconteceram.
Mas o que parece uma brincadeira inofensiva pode impactar nossa autoestima e expectativas para o futuro. "Estamos criando muitas frustrações ao gerar essa expectativa de perfeição. Por mais que saibamos que não exista, vamos buscá-la", diz Larissa Fonseca, especialista clínica em ansiedade, crise de pânico e burnout.
Para ela, a criação de imagens sobre o nosso futuro com o uso de inteligência artificial é pior do que querer ser como influencers ou celebridades que seguimos nas redes, pois estamos comparando nossa imagem com nós mesmos.
"Traz insegurança e pode levar ao comprometimento na saúde mental, gerando ansiedade, depressão, transtornos alimentares, vícios e dependência. O corpo perfeito da inteligência artificial é intangível, ainda mais com uma imagem recriada", explica Larissa.
O lado positivo existe?
Nem tudo é ruim —principalmente se você souber usar a inteligência artificial para o bem. Para Larissa, algumas pessoas podem ver os resultados da criação do aplicativo como forma de incentivo.
"Pode fortalecer algumas pessoas e construir a capacidade para alcançar essas metas, gerando motivação. Mas tem que tomar muito cuidado, o impacto pode ser mais negativo do que positivo", explica Larissa.
Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro":
Brasil tem 1 estupro marital a cada 40 minutos
O "Sem Filtro" de hoje (18) falou sobre quando o abuso sexual vem da pessoa mais próxima da mulher: o próprio marido. "Existe essa ideia de que a mulher casada tem obrigação de fazer sexo com o marido independentemente das circunstâncias, e isso é uma ideia completamente errada. [...] O homem não tem o direito de fazer o que quiser com o nosso corpo e, se fizer, é crime", disse Cristina Fibe, jornalista, especialista em cobertura de gênero e colunista de Universa.
Como denunciar estupro no casamento?
Cris Fibe aconselha, se possível, procurar atendimento especializado, como uma delegacia da mulher ou um núcleo de atendimento à mulher. "Também dá para denunciar e procurar ajuda pelo telefone, no 180, que também conta com serviço de WhatsApp: (61) 9965-65008. Em caso de emergência, pode ligar no 190, porque violência contra mulher é caso de polícia, sim", explicou.
Filme da Barbie: estreia mais esperada do ano traz crítica a imagem perfeita
O filme da Barbie, que está gerando a maior comoção mundo afora, estreia na quinta-feira (20), e promete trazer uma crítica social às telonas. Comprar ingresso
Mily Lacombe: 'O Brasil chega à Copa do Mundo Feminina com muita chance de ganhar'
A Copa do Mundo Feminina começa na quinta-feira (20), na Austrália e na Nova Zelândia. O Brasil fará a sua estreia na próxima segunda, dia 24 de julho.
Assista ao Sem Filtro
Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.
Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.