Topo

Ela não quer filho, eles se separaram: decisão tem que vir antes de casar?

de Universa, em São Paulo

21/07/2023 16h10

A atriz Sofia Vergara e o marido, Joe Manganiello, anunciaram nessa semana que vão se separar após sete anos de casamento. Segundo sites de celebridades, a estrela da série "Modern Family" não queria ter mais um filho —ela já é mãe de Manolo, de 31 anos—, enquanto Joe sonhava em ser pai. Esse teria sido o motivo principal do divórcio.

"É preciso conversar sobre filhos antes do casamento porque é um desejo que não dá para ceder para agradar o outro. É um dos acordos que precisa ser feito", explica a sexóloga e terapeuta de casais, Lelah Monteiro. Segundo ela, é uma pauta muito comum nas terapias de casal e que costuma levar à separação.

"Às vezes, a pessoa pode abrir mão e, depois, ficar jogando isso na cara do parceiro ou parceira o resto da vida. E se você quer muito ter filho, não tem como negociar. A terapia ajuda no processo de entendimento, mas é um tema que leva ao divórcio", explica Lelah.

Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro":

Brasil registra 50 medidas protetivas por hora: "Poderia não estar viva"

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram emitidas mais de 1.000 medidas protetivas por dia em 2022, o equivalente a 50 por hora. "É a intervenção imediata para que a mulher seja preservada em sua integridade física e psíquica", diz Izabella Borges, advogada criminalista e especialista em direitos das mulheres, fundadoras dos institutos Sentinela e Survivor.

"É impossível supervisionar os filhos o tempo todo", diz Cris Fibe

Uma pesquisa da Dove mostrou que 88% dos psiquiatras têm medo do impacto negativo das redes sociais na saúde mental de crianças e adolescentes, especialmente por causa do conteúdo tóxico que é distribuído nas plataformas. Além de monitorar o que os filhos estão fazendo no celular, no computador ou no tablet, Cristina Fibe, jornalista, especialista em cobertura de gênero e colunista de Universa, aconselha criar um ambiente leve e saudável para que os filhos tenham liberdade para se abrir.

Mapa astral para namorar? Aplicativo faz matches baseados nos signos

Já ouviu falar do aplicativo de relacionamento que dá match entre as pessoas com base em signos? Segundo a 639, é utilizado o "astro-algoritmo" para fazer as conexões entre as pessoas. Semayat Oliveira, jornalista e consultora do podcast "Mano a Mano", afirmou que gosta bastante de astrologia, mas não concorda em basear a vida nos signos. Cris Fibe concordou: "Respeito quem faz e acredita, mas existem coisas mais importantes para criar conexões."

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: