Prêmio Inspiradoras: vote nas finalistas de cada categoria
Chegou a hora! Hoje você fica sabendo quem são as 21 mulheres que concorrem ao Prêmio Inspiradoras 2023. A partir de agora, você pode conhecer as histórias delas e dos trabalhos que realizam para melhorar a vida das brasileiras.
Elas atuam nas seguintes causas: fim das violências contra mulheres e meninas; enfrentamento ao câncer de mama; avanço científico; e promoção da equidade de gênero, do empoderamento econômico e da cidadania feminina.
Confira abaixo as categorias da premiação. Para saber mais sobre cada uma delas e os trabalhos das finalistas, clique no nome de cada categoria. E, claro, participe votando nas suas preferidas. A votação acontece até o dia 28/8.
Justiça para Mulheres
Reconhecer mulheres à frente de iniciativas e políticas públicas que contribuam para promover, dentro dos sistemas jurídico e legislativo, a emancipação feminina. Clique no nome de cada finalista para saber mais.
Sibele Lemos
Líder do Coletivo Proteção à Infância Voz Materna, em Porto Alegres (RS), a educadora de 48 anos atua pela revogação da Lei da Alienação Parental.
Lúcia Xavier
Coordenadora da ONG Criola, que organiza a agenda antirracismo para melhorar o acesso da população negra à Justiça.
Valérica Scarance
Promotora, criou uma cartilha, lançada pelo Ministério Público de São Paulo, para orientar meninas e mulheres sobre as características de namoros abusivos e violentos.
Vote!
Prêmio Inspiradoras | Categoria: Justiça para Mulheres
Enquete encerrada
Total de 70882 votosConscientização e Acolhimento
Reconhecer mulheres à frente de iniciativas de informação, educação e acolhimento para o enfrentamento da violência de gênero, relacionadas à intervenção, prevenção e proteção. Clique no nome de cada finalista para saber mais.
Heloisa Melilo
Educadora e diretora executiva do programa Bem Querer Mulher, em São Paulo. Um dos eixos é a manutenção de assistentes sociais nas Delegacias de Defesa da Mulher para tornar o atendimento mais eficiente e acolhedor.
Irmã Marie Henriqueta
A ativista atua em uma rota de tráfico de mulheres e crianças na região norte do país. Já atendeu mais de 2.500 casos de exploração e violência sexual.
Thamiris Suellen
No Coletivo Mulheres da Luz, luta pelos direitos de mulheres em situação de prostituição na região central de São Paulo.
Vote!
Prêmio Inspiradoras | Categoria: Conscientização e Acolhimento
Enquete encerrada
Total de 34109 votosEmpoderamento Econômico
Reconhecer mulheres à frente de iniciativas de formação, informação e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Identificar mulheres capazes de implementar culturas organizacionais que promovam a visibilidade e a liderança de outras mulheres. Clique no nome de cada finalista para saber mais.
Aline Odara
Fundadora do Agbara, primeiro fundo de investimento para mulheres negras do Brasil. Já beneficiou mais de 2 mil mulheres negras com mais de 16 mil aportes financeiros e 64 formações técnicas.
Karine Vieira
Depois de passar 15 anos no sistema prisional, criou o Responsa, que já atendeu mais de 1.800 pessoas e conseguiu emprego para mais de mil egressos em São Paulo.
Negra Jhô
Em mais de 40 anos de trabalho, já ensinou o ofício de trancista para milhares de mulheres, incluindo as do sistema prisional.
Vote!
Prêmio Inspiradoras | Categoria: Empoderamento Econômico
Enquete encerrada
Total de 2590 votosEquidade de Gênero e Liderança
Reconhecer mulheres à frente de iniciativas da sociedade civil, representantes do esporte e da cultura que promovam a equidade de gênero e a autonomia das mulheres. Clique no nome de cada finalista para saber mais.
Aline Silva
A lutadora de wrestling criou a ONG Mempodora para fortalecer meninas de comunidades vulneráveis em Cubatão (SP) e São Luiz (MA).
Fundadora da produtora Preta Portê Filmes, atua na luta antirracista, ocupando um espaço dominado por homens e pessoas brancas. Atualmente, dirige a novela "Terra e Paixão", da Globo.
Mãe de uma criança autista, criou o movimento "Vidas Negras com Deficiência Importam!" para debater políticas públicas inclusivas.
Vote!
Prêmio Inspiradoras | Categoria: Equidade de Gênero
Enquete encerrada
Total de 772 votosAtenção ao Câncer de Mama
Reconhecer mulheres atuantes nas áreas biomédicas, exatas ou humanas que descobriram, desenvolveram e implementaram tecnologias ou metodologias sociais de atenção, atendimento, acolhimento e tratamento relacionadas ao câncer de mama. Clique no nome de cada finalista para saber mais.
Livia Lovato Pires
Pesquisadora, mostrou que a sobrevida de mulheres negras com câncer de mama é até 35% menor do que outras mulheres, escanarou o impacto do racismo no acesso à saúde
Maria Paula Bandeira
A advogada, que convive com o câncer de mama metatástico, compartilha sua experiência e dá orientações jurídicas sobre o direito de pacientes a quem a procura.
Patrícia Chakur
Pesquisadora e atleta, coordena o braço de pesquisa de um projeto que usa o remo para reabilitar mulheres que passaram com o câncer de mama
Prêmio Inspiradoras | Categoria: Atenção ao Câncer de Mama
Enquete encerrada
Total de 2952 votosMulheres na Ciência
Reconhecer mulheres atuantes na área científica e acadêmica que descobriram, desenvolveram e implementaram tecnologias ou experimentos capazes de promover mudanças para a humanidade e o meio ambiente. Clique no nome de cada finalista para saber mais sobre elas.
Ana Beatriz Rodrigues
Ao participar de um programa de astronomia conduzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Nasa, detectou nove asteróides
Gabriela Bailas
A cientista de Bagé (RS) se dedica a desmistificar a física em seu canal "Física e Afins", no Youtube, com 400 mil inscritos.
Jaqueline Goes de Jesus
Participou do sequenciamento e consequente rastreamento do coronavírus em apenas 48 horas. Faz parte do #TeamHalo, iniciativa internacional de divulgação da ciência.
Vote!
Prêmio Inspiradoras | Categoria: Mulheres na Ciência
Enquete encerrada
Total de 7623 votosConsultora de Beleza
Reconhecer consultoras Avon e Natura que tenham atuado de forma impactante em ações voltadas para o fortalecimento da saúde, da autonomia financeira e dos direitos relacionados à equidade de gênero, câncer de mama e enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. Clique no nome de cada finalista para saber mais.
Lisiane Borges
Criou o projeto Autoestima Mulher na comunidade quilombola do Limoeira, em Palmares do Sul (RS) que reúne profissionais de saúde e estética em rodas de conversas sobre temas como o empreendedorismo
Claudiana Ferreira
Com o projeto Previne Mulher, em São José da Tapera (AL), trata de saúde e segurança feminina através de ciclos de palestras em escolas e postos de saúde da região.
Micheli Bocchi
A educadora de Jales (SP) criou uma rede de compartilhamento de informações e fortalecimento da autoestima ao receber o diganóstico de câncer, aos 29 anos.
Vote!
Prêmio Inspiradoras | Categoria: Consultora de Beleza
Enquete encerrada
Total de 6400 votosSobre o Prêmio Inspiradoras
O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa de Universa e Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está em cinco principais causas: enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e ao câncer de mama, incentivo ao avanço científico e à promoção da equidade de gênero, do empoderamento econômico e da cidadania feminina.
Ao todo, são 21 finalistas, divididas em sete categorias: Justiça para Mulheres, Conscientização e Acolhimento, Empoderamento Econômico, Equidade de Gênero e Liderança, Atenção ao Câncer de Mama, Mulheres na Ciência e Consultora de Beleza.
Você pode participar votando em suas favoritas. Para isso, basta clicar na votação a seguir. Está difícil se decidir? Não tem problema: vote quantas vezes desejar. Também vale fazer campanha, enviando este e os outros conteúdos da premiação para quem você quiser. Para saber mais detalhes sobre a votação, basta consultar o Regulamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.