Chá para cólica menstrual: veja 4 opções naturais para 'sugar' a dor
Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar
Colaboração para Universa*, em São Paulo
15/09/2023 11h48
A dor comum durante o período menstrual é conhecida pelo termo técnico "dismenorreia". Contudo, sua denominação popular, a "cólica menstrual", é uma expressão muito mais conhecida. Ela atinge quase metade das pessoas que experimentam o ciclo menstrual, e pode ser bastante intensa. Felizmente, existem algumas maneiras de aliviar essa sensação desconfortável, sendo uma delas a ingestão de chás.
Veja algumas bebidas que ajudam nesse momento:
Chás para cólica menstrual
Segundo Regina Stikan, coordenadora de nutrição do Hospital Santa Catarina, chás claros podem ajudar a aliviar a dor da cólica menstrual. Entre eles, estão:
- Melissa;
- Camomila;
- Erva-cidreira;
- Hortelã
É interessante também adicionar um toque de gengibre aos chás, para auxiliar no controle da inflamação.
Outras formas de amenizar a dor
A fisioterapeuta Alessandra Sônego, especialista em saúde da mulher, destaca que aproximadamente metade das mulheres experimentam algum desconforto durante a menstruação, especialmente cólicas, o que pode impactar negativamente em suas atividades diárias.
Para aliviar essa sensação incômoda, várias abordagens mostram-se eficazes, inclusive no que diz respeito à alimentação. Stikan enfatiza que a dieta pode ajudar a minimizar os desconfortos menstruais e que é importante adotar essas práticas no cotidiano, não apenas quando as cólicas surgirem.
Nesse contexto, as frutas vermelhas, como morango, amora e framboesa, são recomendadas devido à sua riqueza em antioxidantes, que reduzem processos inflamatórios. Nozes, amêndoas, castanhas e abacate são benéficos devido ao seu teor de magnésio, contribuindo para o equilíbrio do humor.
Outra estratégia eficaz é o uso de compressas quentes ou frias durante os momentos dolorosos. A escolha entre compressas de gelo ou água quente depende da intensidade do fluxo menstrual. Alessandra Sônego aconselha o uso de compressas de gelo para fluxos intensos e compressas de água quente para fluxos normais. Independentemente da temperatura, a compressa deve ser aplicada na região sacral, próxima ao final da coluna, perto do bumbum.
O que não fazer?
Por outro lado, existem alimentos que devem ser evitados durante esse período, principalmente aqueles ricos em açúcar, como bolos, tortas, sucos artificiais e doces em geral, pois podem intensificar o processo inflamatório.
Além disso, é recomendável evitar alimentos gordurosos, como frituras, carnes com gordura visível, produtos ultraprocessados e salgadinhos, pois não apenas são ricos em gordura, mas também em sal, o que pode aumentar a retenção de líquidos no organismo.
* Com informações de reportagem publicada em 20/11/2022.