Alessandra Korap alerta sobre clima e marco temporal: 'Não vamos desistir'
Alessandra Korap recebeu das mãos da paraense Dira Paes o troféu Hors Concours do Prêmio Inspiradoras 2023. A homenageada da noite trabalha ativamente contra grandes empresas de mineração e de combate à exploração em território indígena no Pará. Ela citou o calor atípico em São Paulo ao alertar sobre as mudanças climáticas e o julgamento do marco temporal, marcado para esta quarta-feira (20). Com a atriz, puxou um coro da plateia: 'Marco Temporal não'.
Ela também falou sobre violência de gênero. "Estamos lutando para que esses problemas de violência contra mulheres e meninas que ouvi aqui não cheguem ao território. Mas eles chegam por conta do garimpo e das empresas que vão até lá nos enganar", disse.
Ela reforçou como é importante a luta contra o marco temporal. "Nós estamos falando e vocês todos estão sentindo. Vocês já viram São Paulo escurecer. Hoje é inverno e está muito quente. A cidade vai aquecer cada vez mais", alertou. Ela ainda reforçou que as nossas matas não estão mais conseguindo se recuperar como antigamente.
"A floresta está sentindo dores e avisando para todos nós, ricos e pobres. Ela não vai aguentar. A qualquer momento, vai morrer. E nós vamos morrer junto", alertou.
Alessandra garantiu que continuará na luta, que governos e empresas podem ser grandes, mas o povo indígena é forte. "A floresta precisa da gente e está pedindo que cada um faça um pouco. Busque as informações corretas. Nós mulheres nunca vamos desistir", disse.
Ao final, pediu novamente que o marco temporal não fosse aprovado. Em coro a plateia gritou: "Marco temporal não".