Daniel Filho sobre críticas: 'A gente tem dificuldade com o sucesso alheio'
No terceiro episódio de 'Maria vai com os Outros', programa de Universa que vai ao ar nesta quinta-feira (9), a atriz e colunista Maria Ribeiro vai até a casa de Daniel Filho para uma conversa que se transforma em uma viagem pela vida do ator e diretor. Da infância no circo à estreia no teatro, os dois falam ainda da paixão pela profissão e Maria conta climão no primeiro trabalho com o diretor.
Daniel conta que quando tinha 9 anos seu pai comprou um circo e o picadeiro se tornou o quintal da sua infância, e que uma das suas funções era ajudar os palhaços em suas apresentações. "Onde eu realmente estreio é vendendo balinha no circo", ele diz.
Aos 13 ele chega ao teatro e, primeiro, atua nos bastidores. Para Maria ele conta que foi maquinista, eletricista, bilheteiro e até o rapaz que indica as cadeiras para os que chegam para ver a peça. A estreia no palco surgiu de uma oportunidade.
"Estreei em Porto Alegre, em 1952, quando o comediante da peça, que bebia muito, não apareceu para a estreia e eu estreei no lugar dele. Nunca mais saí do teatro", conta.
Cineasta premiado, ele diz que aprendeu a lidar com as críticas e ressalta que mesmo produções de sucesso não passam ilesas aos apontamentos da imprensa.
"Vocês se lembram de como 'Cidade de Deus' tomou porrada? Eu não conheço nenhum filme brasileiro que tenha feito mais sucesso. Acho que a gente trabalha mal com o sucesso alheio, é uma coisa, dá uma inveja na pessoa", ele diz.
Durante o papo, Maria relembra quando foi dirigida por Daniel pela primeira vez. "Te achei um grosso", ela diz. No set, a atriz conta que ele não a chamava pelo nome, o que causou a má impressão. "Mas depois, quando te conheci, pensei que você é maravilhoso", ela brinca.
Durante o episódio, que foi gravado no dia da morte da cantora Rita Lee, Daniel compartilha bastidores de quando dirigiu a série "Grandes Nomes", de 1980, e trabalhou ao lado da artista. "A Rita Lee é uma pessoa amada", ele diz.
O programa "Maria vai com os Outros" vai ao ar às quintas, às 15h no Canal UOL e às 17h no YouTube de Universa.
Deixe seu comentário