Edu Carvalho: 'As pessoas nunca quiseram que a Rocinha existisse'

O jornalista e colunista de Ecoa Edu Carvalho é o convidado do quinto episódio do "Maria vai com os Outros", programa de Universa apresentado pela atriz e colunista Maria Ribeiro, que vai ao ar nesta quinta-feira (23). Em um passeio no Mirante da Rocinha, no Rio de Janeiro, os dois conversam sobre a vida na maior favela do país.

As pessoas não conhecem e nunca quiseram que a Rocinha existisse.
Edu Carvalho

Do alto do mirante, os dois falam sobre as diferenças sociais que separam a Rocinha de São Conrado, bairro com que faz divisa. "Daqui eu consigo explicar o Brasil", diz o jornalista.

"Tento andar sempre bem-vestido. Para um homem que cresceu vendo a polícia agindo da forma que age, só eu e tantas outras pessoas sabem o trauma que isso deixou nas nossas memórias. E hoje tem uma viatura da polícia na minha porta [ele mora em São Conrado] e isso não me dá a liberdade de andar de chinelo e sem documento", afirma.

Passeando pelas memórias do jornalista, Maria descobre que o primeiro emprego de Edu foi como Papai Noel, quando ele tinha 12 anos. "Minha mãe estava acamada na época e as contas foram acumulando. Estava chegando a época do Natal e eu tinha cerca de 140kg", ele conta.

"Uma senhora me viu e falou 'a gente não vai ter Papai Noel esse ano em casa, você pode fazer?'. Era meu peru de Natal. Era isso ou era nada. Eu falei: 'Mãe, to indo trabalhar'. Voltei com um panetone e um peru", relembra.

O programa "Maria vai com os Outros" vai ao ar às quintas, às 15h no Canal UOL e às 17h no YouTube de Universa.

Deixe seu comentário

Só para assinantes