Tati Bernardi: 'Para chegar aos cem anos de idade, azucrine seus amigos'
No "TaTIRANDO" desta segunda-feira (6), a escritora e apresentadora Tati Bernardi comenta sobre a importância dos amigos para ajudar a pensar sobre as dores da vida e aliviar o estresse.
Ela passou a refletir sobre o tema depois de ver um post no X, que dizia: "Já agradeceu sua amiga por te aturar falar cinquenta vezes do mesmo assunto hoje?". Tati também cita um estudo publicado pela BBC, o qual diz que ter amigos ajuda a viver mais porque reduz estresse e doenças cardíacas.
"Se a gente tem amigos, tem uma boa troca com eles, consegue contar o que a gente está sentindo, as nossas dores e angústias, isso reduz o nosso estresse, o risco de doenças cardíacas e a gente vive mais", afirma a escritora.
Além disso, Tati destaca que, na psicanálise, a cura dos traumas passa pela fala e por isso dialogar sobre as dores é tão importante, principalmente nas relações em que há confiança.
"Freud foi descobrindo que o principal trauma de uma pessoa que tinha vivido um trauma, era não poder falar sobre ele. Então o sujeito que vive uma cena de violência, se ele não puder contar pra alguém, não puder reviver, e colocar aquilo tudo pra fora, isso é ainda mais violento", ela explica.
Tati deixa um conselho:
Então azucrine seus amigos e deixe seus amigos te azucrinarem, encherem seus ouvidos de repetições, porque é isso que vai fazer a gente chegar até os cem anos de idade.
Tati Bernardi
Tati Bernardi reage no "TaTIRANDO" a posts incômodos e engraçados nas redes sociais de Universa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.