OPINIÃO
Rozan: Por que a juventude ainda é o maior atributo da beleza feminina?
De Universa, em São Paulo
12/05/2024 10h00
"Clean girl", "Dowtown girl", "Vanilla girl"....Se você acompanha trends de beleza nas redes sociais, provavelmente já se deparou com algum desses termos. No episódio deste sábado (11/5) do Lab da Beleza, a apresentadora de TV, maquiadora e pesquisadora Vanessa Rozan comenta como essas tendências que usam a palavra "girl" podem acabar reforçando o etarismo e indo na contramão da diversidade.
A expressão "Vanilla girl", por exemplo, é usada para descrever pessoas que seguem uma estética minimalista, inspirada na "suavidade da baunilha". É um estilo de vida que envolve usar roupas da cor bege, maquiagem leve e penteados simples.
Quase todas as garotas que aparecem nos vídeos com a hashtag #vanilla girl no TikTok são jovens e seguem um padrão de beleza eurocêntrico, descreve Rozan.
"Tem esse culto à juventude. A maioria é muito jovem, a pele não tem um poro que possa ser detectado numa câmera de vídeo, ou porque usou um filtro, ou porque é muito jovem mesmo e não tem poros visíveis. Não tem uma linha de expressão. Nariz fino, olho amendoado, sobrancelha bem arqueada, boca bem carnuda, rosto bem encovado", resume a maquiadora.
Para a expert, essas trends reproduzem uma "receita de bolo" já conhecida, ou seja, padrões estéticos que vão na contramão da diversidade no setor da beleza.
Retrocedemos, porque, quando a gente fala de todas essas girls, elas seguem um roteiro de beleza eurocêntrica que a gente fica aqui, neste país miscigenado e colonizado, tentando replicar uma coisa que, às vezes, é impossível sem um procedimento invasivo. (...) A gente continua sob uma lógica da juventude como a coisa mais importante que uma mulher pode ter além da beleza. Vanessa Rozan
Às terças e sábados, Vanessa vai desvendar trends das redes sociais, testar produtos, mostrar opções mais baratas de produtos gringos queridinhos —os "dupes"—, além de levantar debates importantes no formato "maquia e fala". Sempre em vídeos curtos, com muita informação e bom humor.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL