Como superar o luto? Tati Bernardi indica livros que podem ajudar

A despedida de uma pessoa querida pode ser um processo doloroso e com poucos passos já determinados para entender por onde seguir e criar um novo significado para a imagem de quem partiu.

No Tatiando de hoje, a apresentadora Tati Bernardi indica alguns livros que podem ser um apoio nessa jornada. "Se você não passou por um luto forte na sua vida, ainda vai passar, faz parte [...] Se você está passando, eu quero te indicar alguns livros muito bonitos que me balançaram muito e que me falam sobre merdas".

John, Julia de Souza - Editora Âyiné

O John é pai da escritora Julia, que passa 10 anos se despedindo da figura paterna após um diagnóstico de demência. Ao longo do livro, Julia narra como o intelectual brilhante, que foi o grande responsável pela sua formação cultural e erudita, passa a viver com demência - até falando algumas frases que não faziam sentido.

Apesar de não ser um livro de uma dramaticidade popular, é uma obra super elegante; Julia chafurda na dor do mesmo jeito [...] Para quem está passando por um luto, é um livro que pode ajudar a fazer uma parceria com as suas doresTati Bernardi, apresentadora de Universa

Lutos finitos e infinitos, Christian Dunker - Editora Paidós

Psicanalista, Christian Dunker busca no livro falar sobre o luto a partir de estudos da psicanálise e com um olhar para diferentes formas de luta. A perda de alguém querido, de um amor, uma decepção que precisa morrer para que um novo significado apareça.

O professor explica que o luto, além de sentimento, é um trabalho individual e coletivo de recomposição novos significados para a perda.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.