Glossário de gênero: entenda o que é cis, trans, não-binário e mais

A identidade de gênero é um tema delicado e envolto em preconceito. Também deixa muita gente perdida na hora de usar os pronomes, já que nem todo mundo é como Pabllo Vittar — um menino gay que se apresenta como drag queen e já afirmou, em público, que não tem preferência por ser chamado de "ele" ou "ela".

Cisgênero, agênero, gênero fluido, transgênero... Para ajudar a entender o que estes nomes significam e combater a intolerância, preparamos este glossário. Veja:

Expressão de gênero

É o modo como cada indivíduo se expressa no mundo. Roupas, linguajar, voz, estilo, comportamento — características socialmente associadas ao universo feminino ou masculino. O debate é tanto que algumas pessoas já estão criando seus filhos com neutralidade de gênero, isto é, sem atribuir às crianças um gênero ou outro a priori, antes que possam ter consciência de identidade.

Orientação sexual

É como se caracteriza o desejo sexual predominante de uma pessoa — se é por pessoa de gênero diferente, igual ou de mais de um gênero.

Importante: Não confunda a orientação sexual (hétero, homo, bi, etc.) com a identidade de gênero. Em linhas gerais, os heterossexuais sentem desejo por pessoas de sexo diferente, enquanto homossexuais por pessoas do mesmo sexo. Ou seja, um homem trans como Thammy Miranda, filho de Gretchen, pode, sim, ser heterossexual. Afinal, ele expressa desejo por mulheres. Já o Ivan, personagem de "A Força do Querer", era um homem trans homossexual, pois sentia atração por homens, como o Cláudio.

Agênero

Pessoa que tem identidade de gênero neutra, ou seja, não têm um gênero.

Cisgênero

É o indivíduo que se apresenta ao mundo e se identifica com o seu gênero biológico. Por exemplo, se foi considerada do sexo feminino ao nascer, usa nome feminino e se identifica como uma pessoa deste gênero, esta é uma mulher "cis".

Continua após a publicidade

Gênero fluido

Há pessoas que se identificam com aspectos sociais de mais de um gênero em momentos diversos de suas vidas. Ou seja, na prática, o indivíduo pode se sentir mulher em algum momento, homem em outro ou até "flutuar" por outras identidades de gênero, como agênero.

Transgênero

Este é um termo "guarda-chuva", segundo a GLAAD, organização LGBTQIAP+ dos Estados Unidos que monitora como os membros da comunidade são tratados pela mídia. Ou seja, ele abrange todas as pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi designado ao nascer.

No entanto, entre a comunidade trans é possível encontrar ainda identidades como "transexual" e "travesti". Ambos os termos podem designar pessoas transgênero, mas nem toda pessoa transgênero se sente confortável ao ser tratada por estes nomes. É importante perguntar e esclarecer, caso haja necessidade. Muito frequentemente, o termo transexual se refere a uma pessoa que passou pela transição de gênero de maneira física, por meio de cirurgia de confirmação de gênero para adequação dos genitais e de tratamento hormonal. Já a travesti seria aquela a quem foi atribuído o sexo masculino ao nascer, mas que se veste e se expressa com características femininas.

Nem todos os transgêneros, no entanto, buscam este tipo de transição.

Continua após a publicidade

Crossdresser

A palavra designa uma forma de expressão de gênero. É um indivíduo crossdresser aquele que se veste com roupas associadas, socialmente, a um gênero diferente do seu. A prática não tem em nada a ver com a orientação sexual. Um homem crossdresser pode ser hétero, por exemplo. Ou seja, ele pode sentir desejo sexual por mulheres.

Drag Queen

Diferente do anterior, este termo caracteriza uma expressão artística. Normalmente, é associado aos homens que usam roupas do gênero feminino para uma performance. Esses artistas podem ser mulheres, ainda que seja menos comum. Também existem drag kings, mulheres que se vestem com roupas socialmente associadas à expressão de gênero masculina.

Não-binário

Termo associado a pessoas cuja identidade ou expressão de gênero não se limita às categorias "masculino" ou "feminino". Algumas pessoas não-binárias podem sentir que seu gênero está "em algum lugar entre homem e mulher", segundo a GLAAD, ou até podem definir seu gênero de maneira totalmente diferente — e distante — destes dois polos. Não é, necessariamente, sinônimo de transgênero ou transexual. Uma pessoa não-binária também pode se apresentar como "genderqueer" ou afirmar que tem identidade de gênero "não-conformista".

Continua após a publicidade

Fonte: Selena Rocha, professora de psicologia.

*Com matéria de março de 2018

Deixe seu comentário

Só para assinantes