Topo

Inspira

Ideias para uma vida mais plena


Ela foi obrigada a se casar com estuprador aos 11 e mudou lei de casamento

Sherry Johnson lutou pela mudança da lei Imagem: Reprodução

Colaboração para Universa, em São Paulo*

04/06/2024 04h00Atualizada em 07/06/2024 15h04

Aos 11 anos de idade, Sherry Johnson, 62 anos, foi forçada a casar com seu próprio estuprador, Alfonsa Tolbert. Anos depois, ela influenciou a mudança da lei do casamento na Flórida, Estados Unidos.

Há 53 anos, Sharon tinha 9 anos quando foi abusada pelo diácono da igreja que seus pais frequentavam. No ano seguinte, ela engravidou e sua mãe relutou a acreditar que ela tinha sido vítima de estupro. Alfonsa só reconheceu a gravidez aos sete meses de gestação.

Relacionadas

A Igreja, então, pressionou a mãe da pequena Sherry a consentir com o casamento e um juiz a aprovou. Por causa da violência que sofreu, Sherry abandonou a escola.

"Para ela, o mais importante era a igreja e seu prestígio dentro da comunidade", disse Sherry.

Ela ficou casada com Alfonsa até os 17 anos, quando conseguiu ajuda legal para pedir o divórcio. Ela teve mais seis filhos do abusador.

Os anos se passaram, e Sherry começou a lutar para mudar a lei nos Estados Unidos. Ela queria evitar que novas crianças passassem pelo que ela passou. E a norte-americana conseguiu a alteração na lei do casamento em 2018, após aprovação no senado da Flórida.

"Meu objetivo era proteger nossos crianças e sinto que minha missão foi cumprida. Isso não é sobre mim. Eu sobrevivi." "É preciso que uma pessoa conte sua história e mostre a cara para que as coisas comecem a mudar", completou.

Até então, no estado, os jovens de 16 e 17 anos podem se casar com o consentimento de ambos os pais. Já se uma gravidez está envolvida, não há idade mínima para casar caso um juiz aprove.

Após a emenda à lei de casamento, a nova legislação exige o consentimento dos pais para casamentos de jovens de 17 anos e proíbe totalmente o casamento de menores, mesmo quando há uma gravidez envolvida.

Uma análise da equipe legislativa da Flórida mostrou que, entre 2012 e 2016, 1.828 licenças de casamento foram emitidas na Flórida para casais quando pelo menos uma parte era menor. Isso inclui uma pessoa de 13 anos, sete de 14 anos e 29 de 15 anos de idade. Em um dos casos, um homem de mais de 90 anos se casou com uma garota de 16.

*Com matéria de março de 2018

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ela foi obrigada a se casar com estuprador aos 11 e mudou lei de casamento - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Inspira