Topo

Papos sinceros, choro, confissões e conexão: veja como foi o Universa Talks

Cris Guterres apresenta a oitava edição do Universa Talks Imagem: Mariana Pekin

Diana Cortez e Carol Salles

10/06/2024 04h00

'Conexão' foi o tema principal da 8ª edição de Universa Talks, que aconteceu no dia 8 de junho, em São Paulo. Conduzido pela glamurosa jornalista, apresentadora e colunista de Universa Cris Guterres, o evento teve painéis e gravações ao vivo de programas de Universa, como o "Desculpa Alguma Coisa" e "Lab da Beleza", além da participação de convidadas muito especiais que compartilharam sonhos e histórias de amizade, amor e empreendedorismo.

Todos os momentos do encontro foram registrados e serão publicados ao longo da semana em matérias e no YouTube de Universa.

Relacionadas

Dois Divórcios e Um Casamento

As colunistas, Maria Ribeiro e Cris Fibe, se uniram para falar de amor e amizades no painel 'Dois divórcios e um casamento' durante o Universa Talks Imagem: Mariana Pekin

Em um papo sincero e muito divertido, as incríveis colunistas de Universa- a atriz Maria Ribeiro e a jornalista Cris Fibe- relembraram antigos relacionamentos e como as conexões de amizade são importantes, especialmente na fase pós-divórcio.

Apesar de toda a dor, existe um ganho imenso nas separações. Nessa hora você percebe que também é possível formar relações profundas com as amigas. Maria Ribeiro, atriz e colunista de Universa

Cris Fibe, que apresenta o programa em nossas redes 'Metendo a Colher', também lembrou que "toleramos muita coisa em nome de se manter uma imagem de família perfeita, de ter um marido. Existe uma idealização social de que valemos mais se tivermos sido 'escolhidas' por um homem".

As colunistas contaram um pouco de suas experiências pessoais, ouviram a plateia e até emocionaram uma participante, que chorou ao dar seu relato.

Conexões que realizam sonhos

Na 8ª edição do Universa Talks, Adriana Barbosa, fundadora do Festival Feira Preta, falou sobre a importância das conexões na vida profissional Imagem: Mariana Pekin

Em seu talk, Adriana Barbosa, fundadora do Festival Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, e diretora executiva da PretaHub, contou como passou do "empreendedorismo da necessidade" até tornar-se uma das principais empreendedoras de impacto social e economia criativa do Brasil e da região.

A jornada, no entanto, não foi fácil. Adriana contou que recebeu muitos nãos. O que a levou até onde está hoje? Conexões. "Entendi que, se não tinha capital financeiro, podia construir capital social. Isso me fez conhecer e me conectar com muitas pessoas. O capital social, a meu ver, tem muito mais valor, porque é uma fonte inesgotável de possibilidades."

Desculpa Alguma Coisa

A dermatologista Bianca Viscomi, conversou com Tati Bernardi a convite da marca de bioestimulador de colágeno Radiesse Imagem: Mariana Pekin

A edição especial do programa comandado por Tati Bernardi contou com duas entrevistas. A primeira foi com a dermatologista Bianca Viscomi, que, a convite da marca de bioestimulador de colágeno Radiesse, falou sobre autoestima, aceitação e autocuidado. "Começamos a perder colágeno aos 30 anos. Porém é preciso muito cuidado e o olhar de um profissional na hora de buscar tratamentos dermatológicos para regenerar a pele", disse.

A stylist e podcaster Marina Santa Helena participou do Desculpa Alguma Coisa durante o Universa Talks 2024 Imagem: Mariana Pekin

A segunda entrevistada foi a stylist e podcaster Marina Santa Helena. A conversa foi em torno de uma moda possível, consumismo e estilo. "O consumismo desenfreado não é culpa nossa. Tem um sistema que alimenta essa vontade", disse Marina. Ao que Tati ponderou: "E hoje acho chiquérrimo repetir roupa".

Maternidade & Empreendedorismo

Viih Tube falou sobre empreendedorismo e maternidade a convite do PagBank, durante a oitava edição do Universa Talks Imagem: Mariana Pekin

Em uma conversa descontraída com Cris Guterres, a influencer Viih Tube falou sobre o começo da sua carreira e como ainda muito jovem foi ganhando notoriedade por meio de um canal no YouTube e como hoje gerencia a própria carreira tendo parceiros que entendem a importância de entregar soluções completas, como o PagBank.

Sua marca, independente do que for que escolher na vida, tem que ter uma missão (...) Ter um propósito que tem a ver com você traz mais vida para o negócio. Na BabyTube eu consigo criar coleções, eu consigo criar coisas novas, porque eu tenho amor por esse mundo da maternidade, amor mesmo, por produto, coloco para minha filha usar etestar.Viih Tube, empresária e influencer

Materna

Maju Marques, editora de Universa, contou sobre Materna, o novo projeto que inclui matérias, vídeos e newsletters para gestantes Imagem: Mariana Pekin

O Materna, um hub de conteúdo para acolher, escutar e aconselhar gestantes, foi anunciado durante a oitava edição do Universa Talks. Dentre os conteúdos, está uma newsletter que vai acompanhar a mulher durante toda a gravidez, semana a semana. Quem contou sobre a novidade foi Maria Júlia Marques, editora-chefe de Universa. "Parte dos receios da maternidade fica mais leve quando são compartilhados, debatidos, quando se tem colo e informação", comentou.

Momento Renew

O Universa Talks 2024 contou com o 'Momento Renew', onde kits de produtos foram sorteados Imagem: Mariana Pekin

A 8ª edição de Universa Talks teve até sorteio: nada menos do que 15 kits da Linha Power, de Renew, foram distribuídos entre as participantes. Os produtos têm 10 vezes mais protinol, que estimula a produção de colágeno, e niacinamida, um ativo que atua na melhora da elasticidade da pele e minimizando linhas finas e rugas.

Momento Apex

Ana Paula Repezza, diretora de negócios da Apex, agência do governo federal que promove os negócios brasileiros no exterior, falou sobre o programa "Mulheres e Negócios Internacionais". Trata-se de uma iniciativa para estimular e apoiar empresas lideradas por mulheres que desejam exportar produtos. "A partir de nossas ações, as empresárias passaram a entender que o mercado internacional também é para elas. Aqui, dizemos que 'lugar de mulher é no mundo todo'."

Novas Formas de Conexão

Lela Brandão, empresária e apresentadora do podcast 'Gostosas também choram', falou sobre a pressão das redes sociais Imagem: Mariana Pekin

Lela Brandão, comunicadora, empresária e artista, foi ao palco do Universa Talks falar sobre como transformou a pressão e a solidão da criação de conteúdo em conexão com outras mulheres - e com ela mesma - por meio do podcast 'Gostosas Também Choram'. "Minha carreira mudou totalmente depois que eu passei a focar na conexão e não na viralização", revelou.

LAB da Beleza

Vanessa Rozan teve duas convidadas especialíssimas: a maquiadora, educadora e consultora de beleza Magô Tonhon e a maquiadora, fundadora da DaMata Makeup e influenciadora digital Daniele da Mata. Imagem: Mariana Pekin

O programa comandado por Vanessa Rozan teve duas convidadas especialíssimas: a maquiadora, educadora e consultora de beleza Magô Tonhon e a maquiadora, fundadora da DaMata Makeup e influenciadora digital Daniele Da Mata. O trio conversou sobre o que é beleza, o uso desenfreado de filtros, retoques e etarismo.

Daniele comentou que, apesar dos estereótipos de beleza reforçados por filtros das redes sociais, existe sim uma estética própria da mulher preta, que deve ser valorizada. "Eu, por exemplo, não afino o nariz das minhas clientes, nem que elas peçam."

É um trabalho muito árduo, a gente falar para as pessoas que aquilo que é o trauma dela, que incomoda ela, seria melhor que ela repensasse (...) porque ninguém merece se odiar todo dia (...) Propor reflexões é um trabalho que não acaba. Magô Tonhon, maquiadora

Já Vanessa falou sobre o etarismo na indústria de maquiagem: "Ainda existe o discurso de que maquiagem é algo muito ligado ao universo jovem. Para mulheres mais maduras, há apenas propagandas de cremes anti-rugas".

Mentorias

Quem participou do Universa Talks podia agendar horários e fazer mentorias com profissionais destaques de diversas áreas do mercado Imagem: Mariana Pekin

Além dos talks, a 8ª edição do encontro teve também sessões de mentorias individuais, oferecidas por um grupo poderoso de mulheres: Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta; Cecília Russo Troiano, empresária, psicóloga e mestre em gênero; Christiane Silva Pinto, líder de soluções da MESA, especialista em marketing digital; Claudia Cohn, diretora de Negócios Nacionais da Dasa e diretora executiva do Alta Diagnósticos; Michelle Levy Terni, cofundadora da Filhos no Currículo e Top Voice do Linkedin; Natália Nogues, especialista no mercado de apostas brasileiro e CEO da Control F5 CEO.

Christiane Silva Pinto, líder de soluções da MESA e especialista em marketing digital foi uma das mentoras convidadas e compartilhou dicas e orientações sobre marketing digital: "Procurei dar caminhos alternativos, como usar as redes para expor o trabalho sem ter que criar vídeos elaborados, memes etc. e usar mecanismos de busca para aparecer para quem procura o serviço que você oferece", contou.

A mentorada Daniela Marques Ferreira de Mesquita é mãe, advogada e tem um negócio de biscoitos decorados. "A mentoria foi um momento de trocar experiências. Quando você empreende, se sente muito sozinha e conversar com alguém que te entende funciona como uma luz para melhorar aquilo que você oferece", comentou.

Autoconexão com ajuda dos astros

Titi Vidal contou como os atros podem influencias nas nossas conexões durante a oitava edição do Universa Talks Imagem: Mariana Pekin

A astróloga Titi Vidal realizou duas palestras, uma delas sobre como a Astrologia ajuda as pessoas a se conectarem com seus próprios sentimentos e emoções, e como isso ajuda a fortalecer vínculos com as outras pessoas.

"Conhecer o seu mapa astral ajuda a se conectar consigo e, dessa forma, ajuda também a tomar decisões melhores e a criar vínculos mais sólidos e verdadeiros com quem nos relacionamos", disse a astróloga.

Conexões para o Seu Futuro

O Universa Talks também contou com diversas instalações interativas para entreter o público Imagem: Mariana Pekin

Como você realmente se imagina no futuro? Essa pergunta guiou na instalação surpresa criada para 8ª edição do Universa Talks. Na primeira parada, "O Futuro que Eu Quero", por meio de um fio, a proposta foi conectar os desejos escritos no painel para o futuro.
A segunda parada convidava a pessoas a deixarem uma inspiração musical para o próximo visitante, como um presente. E na estação seguinte, era possível gravar uma mensagem em vídeo para o seu eu do futuro.

O espaço também contava com um painel onde cada mulher devia escrever, em poucas palavras, seus desejos para o futuro, diante de painéis com exemplos de mulheres inspiradoras, como Tamara Klink e Rayssa Leal. Ao final, encontrava-se um espelho para selfie com os dizeres: "Você é o futuro que inspira".

O Universa Talks lotou a Pocket House, em São Paulo, neste sábado (08/06) Imagem: Mariana Pekin

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papos sinceros, choro, confissões e conexão: veja como foi o Universa Talks - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa