Caco Ciocler diz evitava papéis de galã e não era feliz no início da TV
Cria do teatro, o ator Caco Ciocler chegou à televisão no final dos anos 90 em um tempo que era "feio" atuar na TV. Como se o ator de televisão fosse menos ator, um profissional de segunda categoria.
Caco chegou a evitar papéis de protagonista ou galã com o receio de ser conhecido só pela aparência, e não pelo trabalho. No Maria Vai com os Outros, de Universa, ele criticou sua postura do passado.
Eu não queria ficar conhecido como um galã. Queria ficar conhecido como ator. Eu fiz algumas cagadas em nome disso [...] Me chamaram para protagonizar uma novela, entrar em uma novela para ficar com a mocinha, eu fiz um cara todo esquisito. Eu fugia um pouco.Caco Ciocler, ator
Na mesma novela, o ator interpretou um personagem com menos destaque. Hoje, se arrepende das oportunidades que desperdiçou. "Eu olho e falo 'ai, Caco'. Para quê? Para que ficar feio?".
Nos primeiros passos da carreira de Ciocler, o audiovisual era um bicho estranho, com o qual ele não sabia lidar, e até se incomodava. "Eu nunca fui feliz fazendo televisão [...] na época".
E o problema não era a TV, o estúdio, ou a emissora. Faltava bagagem, entender como a atuação para uma novela funciona, quais eram as estratégias do ator que produzia para a televisão.
Quando eu comecei a fazer televisão [...] eu ficava puto com a edição. Eu ficava puto com a rapidez das coisas. Eu gostava de teatro. Demorou para eu entender como se faz audiovisual. Demorou muito. Se é que eu tenha entendido, foi há pouquíssimo tempo.Caco Ciocler, ator
A pouca experiência na televisão gerou em Caco essas impressões ruins do que é o trabalho de um ator na televisão. "Era uma imaturidade minha de não entender como funciona a linguagem", explica.
Mesmo com uma visão diferente - e mais confortável - do que pode ser a atuação para novelas, Ciocler procurou fazer escolhas mais experimentais no teatro e, de certa forma, diferenciar quem era a sua versão de ator para essas duas plataformas.
Essa coisa de não sair do teatro não era uma questão ideológica. Era porque eu me sentia bem. Eu usava a televisão para falar 'aqui eu não tenho controle' sobre a minha vida, sobre a minha arte'. Isso vai me possibilitar no teatro só fazer coisas que me interessem de fato.Caco Ciocler, ator
Maria Vai com os Outros" em Universa UOL
Novos episódios da segunda temporada de "Maria Vai com os Outros" entram na programação do Canal UOL toda quinta-feira. O episódio completo com Caco Ciocler fica disponível a partir das 17 horas no YouTube de Universa.
Deixe seu comentário