Você acha que sua vida sexual está boa? Saiba como deixá-la incrível!
Colaboração para Universa
02/07/2024 04h00
Não é preciso esperar a vida sexual ficar morna, entrar no modo rotina ou, pior ainda, esfriar significativamente para buscar melhorias. É bem mais fácil e produtivo investir na qualidade do sexo quando as coisas vão bem e a sintonia do casal na cama está em dia.
A seguir, veja quatro motivos para colocar essa ideia em prática:
A comunicação fica mais fácil
Quando o sexo está fluindo bem é o momento ideal para ousar, arriscar, experimentar coisas novas, brincar e se divertir junto. Quanto mais gostoso é o sexo, mais motivação o casal tem para continuar vivendo momentos quentes a dois. Além disso, há mais espaço, liberdade e conforto para conversar sobre fantasias, desejos e dúvidas, bem como expor medos e fragilidades.
A intimidade ganha reforço e o par se sente mais cúmplice na cama. Juntos, também podem explorar a própria criatividade erótica e descobrir possibilidades diferentes de prazer e excitação.
Para manter é preciso continuar investindo
Quando o casal vive um momento de plena sintonia sexual, dificilmente vai querer abandonar esse patamar. Não se trata de manter as expectativas sempre elevadas, mas de praticar aquilo que funciona, excita e é bom para os dois. E, quanto mais se transa, maior se torna a vontade de transar, o que se reflete em colocar o sexo como prioridade na vida.
O que isso significa: encontrar tempo para ficar juntos, alimentar a mente com pensamentos eróticos, propor coisas novas para apimentar a relação, saber lidar com a rotina e não deixar que a preguiça se instale.
Disposição ajuda a potencializar outras áreas da relação
É comum que um problema na convivência a dois não abale drasticamente a química de um casal. No entanto, quando existe falta de comunicação ou algum ruído na interação entre quatro paredes, isso acaba respingando no dia a dia doméstico. Uma vida sexual saudável e prazerosa, portanto, ajuda a estabelecer as bases de uma boa comunicação também fora da cama, estimula o casal a definir planos juntos e aumenta a tolerância a pressões externas como questões familiares, problemas profissionais, demandas financeiras etc.
Investir no sexo bom é investir na sua felicidade, no senso de bem-estar geral e na qualidade de vida. Quem mantém a vida sexual funcionando bem costuma relatar mais vitalidade e menos desgaste com situações estressantes.
Sexo bom = autoestima em dia
Ter orgasmos com frequência libera uma porção de hormônios - endorfinas, por exemplo - que provocam a sensação de bem-estar. Já a oxitocina, conhecida como "a droga do amor", eleva o sentimento de cumplicidade e intimidade com o outro. Tudo isso forma um combo que promove um upgrade na autoestima, aumentando a confiança, a autoaceitação e a conexão com o próprio corpo.
Esses benefícios, por sua vez, se convertem em novas vantagens ao espantar para longe a ansiedade, as preocupações e até as paranoias estéticas na hora de transar, tornando a mulher mais envolvida e entregue ao sexo.
Fontes: Carla Guth, psicóloga e psicopedagoga, de São Paulo (SP); Gabriela Daltro, psicóloga e sexóloga; e Lilian Fiorelli, ginecologista especialista em sexualidade feminina e uroginecologista
*Com matéria publicada em 20/01/2021