Bella Campos: 'Alisei meu cabelo por 8 anos; Tinha vergonha do meu corpo'
O movimento que fez milhares de mulheres repensarem a forma como alisam seus cabelos também passou pela adolescência da atriz Bella Campos, 26. "Não fomos ensinadas a nos amar, nós mulheres negras de cabelo cacheado", disse Bella no programa "Maria vai com os Outros", do Canal UOL.
Mais do que o cabelo, outras características do próprio corpo incomodavam a atriz, enquanto ela nem sonhava em participar de novelas de grande alcance nacional, como Pantanal, e vivia um momento de construção de autoestima comum entre mulheres e meninas.
Eu alisei o meu cabelo dos 10 aos 18 anos. Eu tinha vergonha do meu corpo. Eu sempre fui magricela. Isso, nessa época da infância, adolescência, não era legal. Eu usava óculos, sempre tive muita miopia. [...] Tem coisas que se dão nas entrelinhas e que acabam nos atingindo muitoBella Campos, atriz
A exposição da TV e das redes sociais trouxe oportunidades de trabalho para Bella que a colocaram como uma referência de beleza em marcas nacionais e internacionais, distante da imagem de uma adolescente que se comparava com famosos e desejava ter uma aparência diferente e distante da sua beleza natural.
Eu olhava para a Miley Cyrus e dizia que eu queria parecer com ela. Hoje eu dia eu falo, gente, eu só não tinha referência. Hoje eu fico muito feliz [de ser a referência]. Eu vejo a minha irmãzinha de 13 anos, ela absolutamente ama o cabelo cacheado dela. E eu fico muito orgulhosa dissoBella Campos, atriz
As escolhas de Bella e o encontro da atriz com a sua autoimagem, também influenciaram sua mãe, que passou anos alisando o cabelo e chegou a criticar a escolha da filha pela transição capilar. "Quando comecei a minha transição, minha mãe achava um absurdo voltar ao cabelo cacheado. Hoje em dia, em casa, todo mundo parou de alisar".
Para a atriz, parte da reivindicação política que as mulheres construíram ao longo dos anos está o reconhecimento da própria beleza, o espaço para ter momentos de autocuidado e fortalecimento da autoestima, e o ambiente para criar uma visão carinhosa sobre si mesma.
É aí que eu falo que o feminismo às vezes está só no a gente se valorizar, se amar, existir, porque eu acho que isso reverbera. E a gente acaba passando isso para a nossa família, para as nossas mãesBella Campos, atriz
"Maria Vai com os Outros" em Universa UOL
Novos episódios da segunda temporada de "Maria Vai com os Outros" entram na programação do Canal UOL toda quinta-feira. O episódio completo com Bella Campos e Carol Condé está disponível no Youtube de Universa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.