Opinião

'Os filhos é que devem dizer se querem ajuda ou não', diz Mariana Ferrão

"Os filhos é que dizem se querem ajuda ou não", diz Mariana Ferrão no episódio da última sexta-feira(19/7) do quadro "Mari vs Mari". Mãe de dois meninos, a jornalista e palestrante em saúde mental considera que a construção da autonomia começa na infância. Ela cita como exemplo um acontecimento recente com o filho mais velho.

Todo ano, seus filhos participam de um acampamento de férias. Recentemente, Miguel foi pela primeira vez para a atividade sem nenhum amigo. Ferrão confessa que a circunstância gerou uma certa preocupação nela.

Em conversa com o filho, porém, a jornalista ouviu o seguinte comentário: "Mamãe, vai ser interessante, porque, das outras vezes, eu tive que atender a vontade dos meus amigos e não aquilo que eu tinha vontade. Agora, vai ser diferente, porque vou poder sentir o que tenho vontade e fazer aquilo que eu quero".

Já que o filho caçula ficaria no mesmo chalé que o irmão, Ferrão questionou se Miguel preferia mudar de lugar. "Não, mamãe, eu vou sentir, se eu não me sentir confortável eu peço para mudar".

Eu achei a fala dele de uma coragem e de uma autonomia tão bacana, e me deixou tão segura. Mariana Ferrão

Para a jornalista, o comportamento dos pais deve ser o de se colocar à disposição dos filhos, mas sempre respeitando se eles precisam ou não de ajuda naquele momento.

"Essa construção de autonomia é uma das coisas mais importantes, porque é o início da elaboração de uma independência que deve ser feita aos pedacinhos e que, aos poucos, vai se transformando em uma construção sólida para ingressar na adolescência e na vida adulta com mais tranquilidade", diz ela.

Às sextas-feiras, o "Mari vs Mari" traz vídeos sobre maternidade, dentro do projeto "Materna", a nova newsletter de Universa, que é a companhia perfeita para quem está grávida e quer informação confiável e personalizada durante todos os meses da gestação. Acesse uol.com.br/universa para se inscrever!

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes