Irmãs casadas com mesmo homem são trisal em V, mas existe em N, T e mais

Há diversas configurações dentro do poliamor para que todos se sintam bem. E as letras ajudam a dar uma ideia de como as relações entre três ou mais pessoas funcionam —e quais as hierarquias sentimentais, conforme o combinado.

Um exemplo é o trisal formado pelas irmãs Ananda e Deica Souza e por Marcelo Oliveira. Elas não se relacionam entre si, formando uma estrutura "em V", em que Marcelo é a base.

O que é um trisal

Trisal é uma relação afetiva e amorosa entre três pessoas —algo que não é estritamente sexual, diz a sexóloga Michelle Sampaio. "Em todos os trisais, existe relação sexual entre todas as pessoas? Não necessariamente. O trisal também pode ter configurações duais."

Ao falar em letras e formatos, existem os seguintes arranjos:

Triângulo

"Neste formato, as três pessoas têm relação entre si", diz Michelle. Daí vem o termo "triângulo amoroso". Pode ser que duas pessoas estejam romanticamente ligadas a um dos membros ou que todos tenham afetividade entre si.

Em T

Formado por um casal ou dupla mais próxima, que tem uma terceira pessoa que se relaciona com eles, mas sem um vínculo tão estreito. "Algumas pessoas podem usar essa configuração mais para o ménage à trois", diz a sexóloga.

Em V

Uma pessoa namora outras duas, que não se relacionam entre si. As pessoas que não têm contato amoroso podem ser monogâmicas. É o caso do trisal formado por Ananda, Deica e Marcelo.

Continua após a publicidade

Quadrado

Há outras formas de descrever relações que incluem mais de três pessoas. Um deles é o quadrado, que contempla quatro pessoas envolvidas sexual e afetivamente.

Em N

A letra N representa uma combinação em que há dois casais. Nesse caso, os casais são compostos por um homem e uma mulher cada —e as mulheres se relacionam entre si, diz a sexóloga.

Novos formatos surgem; importante é o combinado

O mais interessante a se pensar é que não há regras. Novos formatos de relacionamento têm aparecido e as pessoas estão muito mais abertas a pensar em não monogamias. O que vejo muito em meu consultório é que todos esses arranjos são muito bem conversados.
Michelle Sampaio

Continua após a publicidade

As relações poliamorosas não são necessariamente abertas. O casamento a três das irmãs Ananda e Deica, por exemplo, é totalmente fechado. "Podem existir combinados em que essas relações são abertas, mas existem poliamoristas que têm uma vivência não monogâmica fechada. Essas pessoas só podem se relacionar entre si", diz Michelle.

Deixe seu comentário

Só para assinantes