Mulher que não goza tem problema? Veja 6 mitos e verdades sobre orgasmo

O universo do prazer é cercado de muitas fantasias, verdades individuais e, claro, muitos mitos. Para quebrarmos essa corrente só há uma forma: ter conversas honestas e buscar conhecimento.

Para você dar o primeiro passo para derrubar lendas urbanas do prazer e melhorar o prazer sexual do time feminino, Universa conversou com profissionais para desvendar atitudes que são mitos e verdades do prazer. Confira a seguir.

Sexo só é bom se tiver orgasmo

Mito. É claro que a gente espera chegar ao ápice do prazer em todas as relações sexuais, mas o sexo é muito mais do que isso. A relação é boa quando ambas as partes se sentem atendidas sexualmente e afetivamente. Depende da demanda de cada um. Às vezes, o sexo é bom sem orgasmos porque ele é capaz de melhorar a intimidade do casal. Contudo, é importante lembrar que o prazer da mulher foi ignorado por décadas e não pode ser deixado de lado. Temos uma história de longos anos de luta pelo orgasmo feminino. Por isso, mulheres não devem tratem como uma obrigação, mas saber que podem tê-los.

Mulheres que não gozam têm problemas

Nem mito e nem verdade. Existe uma diferença entre não conseguir chegar ao orgasmo nunca e não conseguir atingir o prazer com o parceiro ou parceira. Se a mulher não goza nem sozinha e nem acompanhada, e isso causa angústia e sofrimento, é preciso investigar. Mas, se a questão é não gozar na companhia de terceiros, a história é diferente. Pode ser que ela não esteja recebendo o estímulo certo e que não consiga se sentir confortável o suficiente para relaxar e chegar ao prazer.

Orgasmos duram muito tempo

Mito. Orgasmo bom não é orgasmo longo. Ainda mais porque o ápice do prazer tem uma duração bem limitada. São pouquíssimos segundos. Pode parecer um século, mas é rápido.

Quanto mais longa a relação, maior o orgasmo

Verdade. Nós, mulheres, já sabemos: as preliminares são primordiais para o nosso prazer. Mas agora temos a confirmação das especialistas: o orgasmo pode ser, sim, mais potente se tivermos bons estímulos antes do evento final. Cada corpo tem uma capacidade orgástica que pode ser desenvolvida. E isso depende do tempo e qualidade do estímulo. Quanto mais estimulada e com mais tesão você estiver, maior e melhor será o seu orgasmo.

Continua após a publicidade

Orgasmos acontecem com facilidade através da penetração

Mito. Nos filmes e livros tudo parece muito fácil, mas a realidade é a mesma na vida da maioria das mulheres: gozar só com penetração é quase um milagre. A maior parte das mulheres não têm orgasmos com penetração. A maioria chega ao prazer com estímulos no clitóris.

Fontes: Andrea Dell'Aquila, terapeuta sexual; e Letícia Piccolo, ginecologista, obstetra e especialista em fertilidade e reprodução humana

*Com matéria publicada em 29/07/2021

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.