Pai também sofre durante a gestação? Conselhos para as semanas de espera

A atriz Mariana Oliveira convidou seu marido, Pedro, para um bate-papo sobre paternidade. Durante a conversa, Pedro disse que já se sente pai e que tem sido divertido ver a barriga da esposa crescer. Trocando sobre os desafios da gestação, Mari convida as grávidas a se inscreverem na newsletter de Materna. No box abaixo, basta informar sua semana de gestação e seu e-mail para o cadastro ser efetuado. Você receberá textos semanais com informações sobre o período.

Newsletter

Materna

Conteúdo personalizado com tudo que importa durante a gravidez. Informe seu e-mail e tempo de gestação para receber a newsletter semanal.

Tempo de gestação
Selecione

Ao assinar qualquer newsletter você concorda com nossa Política de Privacidade.

Cadastro efetuado, a newsletter chegará na sua caixa de entrada. Se não chegar, cheque o Spam para garantir a entrega.

Conheça os conteúdos exclusivos de Materna com acesso ilimitado.

Na conversa com Pedro, Mari abordou as neuroses de Pedro e seus conselhos para parceiros de gestantes.

Quais foram as suas maiores preocupações?

Segundo Pedro, a primeira preocupação é a de ser um exemplo para o filho, não só a partir da fala, mas de suas atitudes e ações. "É natural que ao longo do caminho a gente erre, acerte, pare um pouco, vai e volte. Como essa caminhada não linear vai trazer um exemplo humano e também de força pra ela [a criança] entender que essas referências que por muitas vezes a gente busca fora de casa sejam referências que estarão dentro de casa".

Pedro acredita que a preocupação masculina ainda é e vai ser por muito tempo o lugar do prover e proteger. No entanto, ele acha que além das questões estruturais, financeira e de trabalho, é importante ir além e se entender emocionalmente para transmitir mais segurança para o filho.

Para o marido de Mari, a gestação tem que ser um momento de escuta e companheirismo, onde o pai fica um pouco de escanteio.

Dê 3 conselhos objetivos para pais:

Continua após a publicidade

1 - Olhar para si: Segundo Pedro, o homem tem que ser sincero consigo mesmo, tapar os ouvidos para coisas ruins que vêm de fora e botar o pé no chão. "É um lugar de autoconhecimento e quando você tem isso você consegue ouvir melhor"

2 - Separar o joio do trigo e ouvir as pessoas que podem ser bons exemplos para você: De acordo com o futuro papai, é importante ouvir a opinião da esposa e das pessoas que você gosta para tomar as suas próprias decisões.

3 - Pensar no hoje: Seguindo o conselho de uma amiga para pensar no presente, Pedro diz que é comum colocar o carro na frente dos bois. O bebê ainda nem nasceu e ele já está pensando em temas como colégio. "A educação do nosso filho vai partir do momento onde a gente conseguir pensar na gente hoje, na criança e no dia a dia ir regando essa sementinha".

Deixe seu comentário

Só para assinantes