Seca, oleosa ou sensível: escolha o hidratante ideal para sua pele
Inverno, tempo seco e temperaturas baixas andam de mãos dadas com cuidados extras com a pele. Nessa época do ano é muito comum sentirmos uma necessidade maior de hidratação no rosto e no corpo, por isso é importante saber escolher o produto ideal para sua pele.
"Precisamos escolher o hidratante certo para evitar rachaduras, sensibilidades, acnes e cravos", diz a dermatologista Betina Stefanello, coordenadora do setor de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro.
Universa fez um guia do que você deve procurar se sua pele for:
Seca
Quem tem a pele seca, esbranquiçada e com rachaduras sabe: hidratação é primordial. "Quando o corpo está ressecado, ele fica mais propenso a irritações, dermatites e coceiras", diz a dermatologista Solange Pistori Teixeira, mestre em dermatologia cirúrgica pela UNIFESP. Para ela é importante os cuidados começarem durante o banho.
"Evite passar períodos prolongados na água quente. Ao sair, aplique o hidratante antes de se secar completamente. Quando você espalha o produto com pele ainda úmida, a penetração e eficácia é ainda maior", explica.
Stefanello reforça que pele ressecada nos dá uma sensação de envelhecimento. É importante, para quem sofre com isso de forma crônica, combinar mais do que um ativo na hora de se hidratar. E, claro, que o produto tenha uma textura mais encorpada.
"O hidratante tem que ter fórmulas mais completas e com características diferentes", explica. Nesse produto pode ter, por exemplo, ácido hialurónico, que é um ótimo ativo para manter a pele hidratanda, e glicerina.
Pele oleosa
"É mito que quem tem pele oleosa não deve usar hidratante", diz Stefanello. Então não vale usar essa desculpa para evitar os cremes. O importante, neste caso, é saber escolher a textura certa.
"Procure produtos que tenham uma textura mais leve, como gel ou creme. É bom também evitar a presença de ácido salicílico em sua fórmula e escolher aqueles que são mais suaves, como algum com, por exemplo, alantoína", diz Teixeira.
Segundo as especialistas, mesmo as peles acneicas (quem não se incomoda com as inflamações nas costas, bumbum e rosto?) precisam de uma camada extra de proteção. "Hoje sabemos que esse paciente se beneficia da hidratação, mesmo que a escolha seja um produto mais sequinho", diz Stefanello.
Pele sensível
Se qualquer vento gelado deixa seu rosto vermelho talvez esse seja seu tipo de pele. Nesse caso, é necessário cuidados e acompanhamento com dermatologistas, para evitar que sua pele se machuque ainda mais.
"Um profissional poderá fazer uma boa orientação, mas o ideal é que essa pessoa opte por produtos com ativos calmantes. E o médico pode não acertar de primeira, tá? Às vezes, são necessárias algumas tentativas", explica Stefanello.
Teixeira explica que produtos com camomila e aloe vera são ótimos para essa situação. "Em casos de frio e secura extrema, pode ser que até os produtos que a pessoa já está acostumada a usar machuque a pele, por isso é necessário cuidado", diz.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.