Dá para usar o creme de corpo no skincare diário? É a mesma coisa?
Se a gente procurar direitinho encontra hidratantes para todas as áreas do corpo no mercado: tem para olhos, joelho, rosto, pés, colo... e não à toa. Cada região requer um tipo de hidratação e um ativo específico para seus cuidados.
Geralmente, hidratantes de corpo são mais densos e gordurosos, porque a pele precisa de uma hidratação mais intensa em pernas e braços. Diferente das necessidades do nosso rosto, diz a dermatologista Isis Minami, do hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo.
Segundo a especialista, além da textura há uma diferença em componentes. "A ureia, por exemplo, pode chegar a uma concentração de 10% se estamos falando de uma hidratação corporal, bem diferente de algo que passaríamos para a pele do rosto que é mais sensível. Pode até gerar irritação", explica.
Outros componentes como manteiga de karité, óleo vegetal e macadâmia, que deixam essa fórmula mais pesada, também podem ser prejudiciais ao rosto.
Para a dermatologista Bruna Bravo, formada em cosmiatria, a preocupação do uso inadequado do hidratante é ainda maior se a pessoa tiver pele oleosa ou mista. "Isso pode obstruir poros, causar cravos, espinhas, deixar o rosto mais pegajoso?", diz.
Essa misturinha só funcionaria se o paciente tivesse o rosto muito ressecado. "Mas não é comum", diz Bravo.
Corpo oleoso existe?
Já entendemos que não podemos misturar os hidratantes, mas aí fica aquela dúvida: o corpo também pode ser oleoso? Na verdade, não. As especialistas explicam que o surgimento de acne corporal se dá por outros fatores.
No bumbum não é acne, é foliculite. Um processo inflamatório causado por fricção. Nas costas e no dorso, sim, podem ser espinhas. Nesses casos, o tratamento é feito com produtos específicos para pele acneica, explica Bravo.
Minami diz que o tratamento de acne no corpo pode ser semelhante ao feito no rosto. "Muitas vezes repetimos os produtos, inclusive o hidratante e o protetor solar, já que acne corporal não é algo que todo mundo tem", diz.
Filtro solar sempre
Sim, tem que usar todos os dias até no corpo. A exposição ao sol acelera o processo de envelhecimento. E é importante lembrar que mãos, colo e pescoço, por exemplo, são áreas muito expostas à radiação ultravioleta.
Temos que passar protetor solar em toda área exposta, que não está coberta por roupa. Não importa a temperatura do ambiente, diz Minami.
Deixe seu comentário