OpiniãoMaterna

Plano de parto é um direito de toda gestante, seja normal ou cesárea

À espera de seu primeiro filho, a atriz Mariana Oliveira tem compartilhado sua gestação com as seguidoras de Universa. No vídeo, ela conta que fez o seu plano de parto, que é um direito de toda gestante, independentemente do tipo de parto (normal ou cesárea) e de onde ele for feito, se no SUS, em hospital particular ou até em casa. Em seu reels, Mari convida as grávidas a se inscreverem na newsletter de Materna. No box abaixo, basta informar sua semana de gestação e seu e-mail para o cadastro ser efetuado. Você receberá textos semanais com informações sobre o período.

Newsletter

Materna

Conteúdo personalizado com tudo que importa durante a gravidez. Informe seu e-mail e tempo de gestação para receber a newsletter semanal.

Tempo de gestação
Selecione

Ao assinar qualquer newsletter você concorda com nossa Política de Privacidade.

Cadastro efetuado, a newsletter chegará na sua caixa de entrada. Se não chegar, cheque o Spam para garantir a entrega.

Conheça os conteúdos exclusivos de Materna com acesso ilimitado.

O plano de parto é um documento que deve ser feito pela grávida e, se possível, ser revisado com o obstetra posteriormente. Existem modelos prontos na internet, mas compartilhando a sua própria experiência, Mari não recomenda copiar e colar tudo igual.

"Eu acho que você pode escolher um plano de parto de referência e ir construindo o seu a partir desse, pesquisando, escolhendo, refletindo o que você quer e o que não quer na hora do seu parto" diz.

Nesse documento, a gestante irá declarar todas as suas decisões, preferências e vontades importantes que ela gostaria que fossem respeitadas pelos médicos e pela equipe durante o trabalho de parto, o parto, após o parto e os primeiros cuidados com o bebê -- se elas forem o melhor para a saúde da mãe e da criança.

Algumas informações que podem ter no plano de parto são:

Quem vai ser seu acompanhante na hora do parto?; "Qual é a sua posição de preferência para expulsão?"; "Quem vai fazer o corte do cordão umbilical?"; "Qual é o estado do ambiente que você vai parir? Quer uma luz baixa, uma música, quer fazer a sua própria playlist, levar uma vela, uma foto de casa?".

"Se prepare para tudo, para todas as possibilidades e prepare também o seu acompanhante que vai ser o seu representante na sala de parto enquanto você estiver na partolândia. Tudo o que você vai ter será o seu plano de parto e o seu acompanhante. Esse é o momento, às vezes, único. Acho que todo o cuidado vale a pena, principalmente para garantir que você vai viver o melhor momento possível", opina a atriz.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes