'Ele me manda ficar quieta e usa palavras de menosprezo. Como lidar?'
"Falar alto, mandar ficar quieta, usar palavras para menosprezar" —esses são alguns dos comportamentos mencionados por uma seguidora de Universa, que questionou no quadro 'Metendo a Colher' como lidar com isso em um relacionamento.
Para Cris Fibe, todos esses sinais configuram violência psicológica e devem ser considerados um alerta. "Isso pode evoluir para violência física, a gente não deve menosprezar", alerta a colunista, no episódio desta segunda-feira (9/12).
A violência psicológica é, muitas vezes, sutil. No início, as atitudes podem se confundir com um afeto excessivo, que levam a mulher a acreditar que quem abusa está zelando por ela.
Com o tempo, porém, as coisas pioram: podem surgir os xingamentos, humilhações, ameaças e se intensifica o gaslighting, manipulações para que a vítima desacredite de suas percepções e sanidade — ou o popular "você está ficando louca".
Então, eu te aconselho a não lidar, a sair fora mesmo, a interromper esse ciclo indo embora, mesmo que isso venha depois com flores, pedido de desculpa, promessa de mudar, que ele tente justificar com álcool e drogas: corra, fuja, porque isso é violência. Cris Fibe
Toda segunda-feira, a jornalista Cris Fibe tira dúvidas sobre violência contra a mulher no quadro "Metendo a Colher", publicado nas redes sociais de Universa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.