Shantal conta rotina como mãe de três: 'Uma loucura e não me imagino sem'

Quem começa a seguir a influenciadora Shantal, 35, nas redes sociais hoje nem imagina o que ela já passou. Compartilhando a rotina feliz da família - junto ao marido Matheus Verdelho, 41, e os filhos Filippo, 5, Domênica, 3, e Giuseppe, 5 meses - ela não transparece perrengues que passou e, muito menos, algo sobre o qual nunca falou muito: o incômodo com as críticas que recebeu durante a recente gravidez da caçula.

Newsletter

Materna

Conteúdo personalizado com tudo que importa durante a gravidez. Informe seu e-mail e tempo de gestação para receber a newsletter semanal.

Tempo de gestação
Selecione

Ao assinar qualquer newsletter você concorda com nossa Política de Privacidade.

Shantal já tinha Filippo quando enfrentou a gestação de risco de Domênica, seguida por violência obstétrica no parto, o que gerou um processo em segredo de justiça e grande atenção da mídia. Antes de vivenciar o que chamou de "parto dos sonhos" de Giuseppe, passou com ele por mais uma gestação delicada, por conta de algo que já conhecia de perto: a síndrome do útero irritável, que a faz entrar em trabalho de parto prematuro. Mas dessa vez tinha uma grande diferença: as críticas ferrenhas de seguidores.

Tive a mesma intercorrência na gravidez da Domênica e do Giuseppe. Na primeira vez, as pessoas se solidarizaram, ofereceram ajuda... Na segunda, começaram a dizer que eu reclamava muito. Confesso que isso mexeu um pouco comigo.Shantal Verdelho, 35, influenciadora digital e mãe de três

Shantal, na época à espera de Giuseppe, junto a Matheus Verdelho e os filhos mais velhos do casal
Shantal, na época à espera de Giuseppe, junto a Matheus Verdelho e os filhos mais velhos do casal Imagem: Arquivo Pessoal

Nem sempre as críticas a afetam, mas imagine passar por mais uma gravidez delicada, com dois filhos pequenos querendo acolhimento, e ler comentários e mensagens nada empáticas. Dessa vez, doeu. Segundo a influenciadora, as pessoas se comovem quando acontece algo drástico, mas se a situação segue acontecendo, ficam com "preguiça", acham chato.

"Eu vi isso de forma muito clara nessa gestação, porque fiquei de repouso, exponho minha vida nas redes sociais e claro que não contei como sendo uma coisa legal. Aí começaram a falar", conta.

Segundo Shantal, o segredo para não se deixar abater a todo instante pelas críticas é escolher ficar com o lado positivo da maternidade compartilhada na rede.

Sempre olho pelo prisma de que eu recebi a dádiva de poder trabalhar com isso, mudar a vida da minha família, é um trabalho muito gostoso. Não tem como dizer que não é, me desculpa quem fala 'nossa, é muito difícil'. Todo trabalho tem um lado ruim, mas eu passo por isso de forma tranquila.Shantal Verdelho, 35, influenciadora digital e mãe de três

Continua após a publicidade

A influenciadora também tem seus macetes. Apesar de compartilhar detalhes do último parto com o filho no colo, ela e o marido escolheram, por exemplo, mostrar o rosto do bebê apenas quando sentiram que era a hora - e não logo que ele nasceu.

Recentemente, contou tudo sobre a gestação ectópica que teve (antes dos três filhos) e a consequente cirurgia pela qual passou, mas não ficou fazendo alarde sobre as dificuldades. "Foi uma cirurgia tranquila, de boa, e em seis meses eu engravidei de novo".

Isso, claro, não significa que esconda o que enfrenta. Quando estava de oito meses do caçula, foi para o hospital com contrações a cada dois minutos e compartilhou tudo com seus seguidores. Há pouco tempo, parou de amamentá-lo, e apenas esperou as coisas acalmarem para explicar porquê. Os motivos, segundo ela, foram de alta produção de leite (com desdobramentos como candidíase mamária) ao desafio de conciliar a amamentação com trabalhos junto a marcas, o que sustenta a família.

Shantal é o nome que representa os produtos Body Sprays, de Eudora (de O Boticário) e é referência para muitas mulheres quando o assunto envolve beleza e bem-estar, mas não sem falar a real sempre. Ela conta que não tem babá para os filhos mais velhos, só para Peppe (como chama Giuseppe), e que não tem babá noturna nem para ele; ela e Matheus ficam com as noites e madrugadas dos três. Como equilibra tudo, então?

É preciso aceitar que alguma coisa da sua vida vai estar meio desbalanceada, a gente que realmente lida com tudo em casa, com as crianças, mas temos uma grande rede de apoio -que são os avós- para gente fazer as coisas de trabalho. Costumo dizer para minhas amigas que é uma loucura, mas eu amo essa loucura e não me imagino vivendo sem. É o que me preenche mesmo.Shantal Verdelho, 35, influenciadora digital e mãe de três

A mãe de três também tem compartilhado nas redes, cada vez mais, seus pensamentos, não só sobre maternidade, mas sobre autoconhecimento e a vida no geral. "Sempre gostei de fazer reflexões. E sempre achei que ter voz na internet não acontece com todo mundo, e quem tem voz precisa devolver algo para a sociedade, sabe? Que seja uma reflexão para as pessoas se sentirem bem, para ajudar no relacionamento, no seu cotidiano? Acredito que é uma forma de retribuir essa dádiva".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.