Libera açúcar? Gabriela Morais conta como cuidar da alimentação dos filhos

A influencer Gabriela Morais, que era conhecida antes pelo nome do primeiro casamento, Pugliese, fez de tudo para tentar engravidar no primeiro casamento. Foram inseminações, fertilizações e, quando estava na terceira tentativa, aconteceu o divórcio. "Saí da relação com a lacuna da maternidade: será que não posso engravidar? Não posso ser mãe? Aos 35 anos, vivia com essa dúvida na cabeça e pensava o que havia feito de errado", ela contou em entrevista exclusiva à Universa.

Newsletter

Materna

Conteúdo personalizado com tudo que importa durante a gravidez. Informe seu e-mail e tempo de gestação para receber a newsletter semanal.

Tempo de gestação
Selecione

Ao assinar qualquer newsletter você concorda com nossa Política de Privacidade.

Conheça os conteúdos exclusivos de Materna com acesso ilimitado.

Foi lidando com essa pressão interna que conheceu o novo namorado, o artista Túlio Dek, e resolveu parar de pensar no assunto. "Estava curtindo a vida e entrei no modo 'quando quiser engravidar, a gente resolve'", ela lembra. Um ano depois, surpresa: parece que o destino resolveu por ela, que engravidou naturalmente. "É dessas coisas de Deus. Quando é para ser... Fiquei aliviada de saber que não havia nenhum problema comigo", ela suspira para falar.

Como nunca havia feito um exame que deu positivo, ficou em choque. Túlio estava deitado e nem entendeu direito o que havia acontecido quando ela o chamou. "Ele achou que era Covid", ela conta rindo.

Eu já havia feito muito testes e fiquei muito impressionada. Fiquei pálida. Tinha acabado de chegar de uma viagem onde tinha bebido muito, estava de ressaca. Não imaginei que engravidaria sem planejar com apenas uma trompa boa e só um óvulo.Gabriela Morais

A gravidez de Lion, o mais velho, foi tranquila, sem complicações. Logo na sequência, engravidou de novo de Massimo, seu segundo filho, e foi diagnosticada com diabetes gestacional. "É pre-disposição genética e mesmo comendo muito bem e tendo estilo de vida saudável, com muito exercício, aconteceu." Os meninos têm 1 ano e 2 meses de diferença e nasceram de parto normal.

Após os partos, Gabriela sofreu com a amamentação. "Tinha pouco leite e apenas consegui dar o peito por três meses. Sofri com isso, mas fui complementando com a Fórmula", ela diz. Mas foi a introdução alimentar que mudou sua vida mesmo.

A descoberta que virou negócio

Massimo e Lion, filhos de Gabriela Morais e Túlio Dek, se alimentando sozinhos
Massimo e Lion, filhos de Gabriela Morais e Túlio Dek, se alimentando sozinhos Imagem: Arquivo pessoal
Continua após a publicidade

Gabriela fez uma compra na Papai Que Fez, uma marca criada por Ricardo Figaro para oferecer opções nutritivas, validadas por nutricionistas. O que pegou Gabriela foi o formato, já que não se tratava de marmitas prontas e, sim, de componentes avulsos das refeições.

Dar comida era um assunto complexo para mim. Ali, descobri que a cada dia podia oferecer uma variedade de alimentos de forma lúdica... gostei tanto que marquei uma reunião com eles para entrar na sociedade. Eu prezo muito por alimentação saudável.Gabriela Morais

No dia anterior à conversa com Materna, Lion tinha acabado de completar dois anos e havia provado sorvete pela primeira vez. "De chocolate ainda!", diz a mãe. Massimo, aos 8 meses, nunca chegou perto de açúcar.

Na nossa casa não tem doce, fritura nem farinha branca. Ele sequer saber que isso existe. Mas quando Lion vai às festas, eu deixo comer batata frita. Quero que ele cresça sabendo que a comida de casa é a de todo dia, mas de vez em quando pode curtir fritas e sorvete, sim.Gabriela Morais

No jantar com Ricardo e Isabella Vasconcellos, da Hestia Ventures, um fundo dedicado a impulsionar negócios de primeira infância, ela se convidou para fazer parte do projeto. "O conceito mexeu comigo mesmo. Tenho a responsabilidade de disseminar isso porque é nisso que acredito. Muita gente dá papinha por desconhecimento de que não é o melhor para a criança", diz Gabriela.

Em casa, todo mundo aproveita. As panquecas são as queridinhas do cardápio. As pancs também encantam Gabriela. "Pelo ultracongelamento, sem conservante, e muita praticidade e variedade", diz.

Continua após a publicidade

Em sua casa, a regra é sempre comer junto. O jantar é mais cedo para as crianças fazerem a refeição com os pais, no estilo BLW, em que cada criança se alimenta de forma autônoma. Todo mundo ganha em saúde e vai, assim, formando a coordenação motora.

"Parece que passou um terremoto na cozinha a cada refeição. A casa fica um chiqueiro e precisa até lavar o chão, mas eu gosto muito de vê-los pegar com a mão, sentir a diferença de textura de cada alimento. É isso que me dá prazer", descreve. Lion copia os adultos e Massimo copia o irmão mais velho. "É uma festa", finaliza.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.