Nove suplementos que ajudam a proteger sua pele dos efeitos nocivos do sol

O filtro solar é imprescindível para proteger a pele dos danos dos raios UVA e UVA, você sabe.

Mas você também pode dar uma mãozinha extra para o organismo usando no dia a dia alguns nutricosméticos e suplementos, que devem ser prescritos de maneira individualizada por um dermatologista ou nutricionista.

A seguir, Universa mostra nove suplementos que ajudam a proteger da pele contra os efeitos nocivos do sol, como aparecimento de câncer de pele, manchas, degeneração do colágeno e envelhecimento precoce:

1. Betacaroteno

Trata-se de um antioxidante que se transforma em vitamina A e, consequentemente, tem os mesmos benefícios que ela: o principal é a proteção da pele contra o envelhecimento precoce associado à exposição solar.

Isso acontece porque o antioxidante é capaz de neutralizar os radicais livres que, quando estão em excesso no organismo, aceleram o processo de envelhecimento da pele levando ao aparecimento de linhas de expressão, rugas e manchas.

Além do suplemento, o betacaroteno pode ser encontrado em alimentos como cenoura, espinafre e abóbora.

2. Astaxantina

Esse carotenóide pertence à classe das xantofilas e também possui ação antioxidante. Só que além da alta capacidade de neutralizar os radicais livres no organismo, a substância cria uma camada extra de proteção celular contra os danos causados pelo sol.

Continua após a publicidade

O uso da astaxantina tende a fazer com que a pele fique mais uniforme, hidratada, firme e elástica. Os alimentos com astaxantina também podem contribuir para isso, como o salmão, o camarão, as microalgas (como Haematococcus pluvialis) e a levedura Phaffia rhodozyma.

É importante buscar orientação de um profissional de saúde antes de tomar qualquer suplemento
É importante buscar orientação de um profissional de saúde antes de tomar qualquer suplemento Imagem: iStock

3. Colágeno

É uma das proteínas mais importantes do organismo, sendo os colágenos dos tipos 1 e 3 os mais sintetizados na pele, responsáveis por garantir elasticidade e firmeza, qualidades que podem ser perdidas com a exposição excessiva ao sol.

Ainda que o colágeno possa ser encontrado em alimentos fonte de proteína animal, o organismo não consegue absorvê-lo em grande quantidade dessa forma. Essa descoberta fez com que o colágeno hidrolisado fosse criado, o qual é absorvido com mais eficácia, ajudando no combate do envelhecimento cutâneo.

4. Vitamina C

A vitamina C estimula a produção do colágeno, contribuindo para que a pele tenha mais firmeza e elasticidade. Isso faz com que se torne mais resistente aos efeitos nocivos do sol, como o envelhecimento precoce.

Continua após a publicidade

Essa ação ocorre devido à sua potente ação antioxidante, que age combatendo os radicais livres do organismo, responsáveis por alterar o metabolismo celular e deixar a regeneração da pele mais lenta. Assim, sua função de proteção fica prejudicada, aumentando os riscos associados à exposição solar.

A suplementação da vitamina C minimiza o aparecimento de linhas de expressão, rugas e manchas. O nutriente também é encontrado principalmente em frutas cítricas, como acerola, limão, laranja, kiwi e morangos.

Imagem
Imagem: iStock

5. Vitamina E

Esse antioxidante garante a hidratação e elasticidade da pele ao manter a integridade da parede celular, em especial dos lipídeos. Quando o suplemento é combinado ao seu uso tópico, ainda funciona como uma camada extra de proteção contra os danos dos raios de sol. Mas vale frisar que o produto não substitui o protetor solar.

A vitamina E é encontrada em sementes oleaginosas, como castanhas, amêndoas, avelãs, e amendoins, além dos azeites e abacates.

Continua após a publicidade

6. Flavonóides

São substâncias com propriedades antioxidantes e ação anti-inflamatória, que reduzem inflamações cutâneas, promovendo uma resposta mais equilibrada da pele a agressões externas, como as do sol.

Além do suplemento, os flavonóides são encontrados em chás, maçãs, uvas vermelhas, brócolis, chicória e aipo. Essa variedade faz com que seja mais fácil adicioná-los à alimentação do dia a dia.

7. Licopeno

Trata-se de um carotenóide que fortalece a capacidade natural da pele de resistir aos efeitos nocivos do sol. Ele ainda ajuda a manter a hidratação e vitalidade cutânea.

Mas, ainda que seja reconhecido como um carotenóide, ele não é responsável pela produção da vitamina A, como o betacaroteno. Ainda assim, é um potente antioxidante que garante a proteção celular.

Continua após a publicidade

O tomate maduro, a melancia e a goiaba são exemplos de fontes ricas em licopeno.

Imagem
Imagem: iStock


8. Ômega-3

Assim como os flavonóides, esse ácido graxo tem uma importante ação anti-inflamatória, capaz de deixar a pele mais resistente à ação de agentes externos, como os raios solares.

Ao diminuir a inflamação cutânea, ainda pode ajudar a prevenir ou reduzir a incidência de acne, diminuir a vermelhidão do rosto e manter a pele mais hidratada. Por isso, pode ser um aliado no tratamento de doenças como dermatite atópica e psoríase.

Ele é encontrado em alimentos como peixes de águas frias, como salmão e sardinha, azeite, linhaça e chia.

Continua após a publicidade

9. Polypodium leucotomos

Derivado de uma samambaia tropical, o extrato de Polypodium leucotomos tem entre suas principais funções proteger a pele contra queimaduras solares. Ele é considerado um "fotoprotetor oral" e pode ser usado como um aliado do protetor solar tópico.

Fontes: Fabiana Salazar Posso, dermatologista do Hospital São Luiz Itaim, da Rede D'Or; e Étienne Madureira, nutricionista e mestranda do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.