Topo

Materna

Acolhendo a gestante em todas as suas vertentes


Ela fez o parto de Viih Tube e Thaeme: 'Toda mulher precisa de uma doula'

Viih Tube em seu segundo e sua doula Cacau Imagem: Reprodução

De Universa

18/12/2024 05h30

Por acreditar no poder feminino e na força que cada mulher tem no ato de parir foi que a doula e terapeuta do sono Carolina Teixeira Assadurian, mais conhecida como Cacau, mudou a rota de sua carreira.

Ela abandonou a área da educação para ser aquela que ajuda mães a trazerem seus filhos ao mundo com mais respeito e humanização que, para ela, não está somente nas técnicas utilizadas durante o trabalho de parto, e sim "no respeito aos desejos e anseios daquela mulher", aponta.

Como se tornou doula

Cacau sempre teve o sonho de trabalhar na área da saúde. Quando mais nova, seu maior anseio era se tornar uma médica e só tinha duas especialidades em mente: a pediatria ou a ginecologia. Mas o futuro reservava outros caminhos.

Como doula, é como se ela unisse suas duas paixões, podendo tanto trabalhar com a saúde da mulher — como faz um ginecologista —, quanto ter contato com os bebês que nascem de suas clientes, ainda se mantendo próxima de crianças.

A doulagem é uma das profissões mais antigas que existem e se perdeu pelo caminho. E que graças às mulheres que estão se informando, estamos resgatando a importância e o escopo de trabalho dessas profissionais.

Carolina Teixeira Assadurian, a Cacau, doula e proprietária na Cacau Care

E logo após ter seu filho, Enzo, enfrentou um desafio muito comum para as mães recentes: a privação do sono. Com isso, procurou saber mais sobre a questão do sono infantil e fez um curso para ajudar seu bebê a dormir melhor.

Tendo o conhecimento das técnicas, Cacau decidiu ministrar curso para outras mulheres. E foi uma dessas alunas que a incentivou a se tornar doula. "Ela me pediu para ser a doula dela. Então fui estudar e fiz o curso de doulagem", conta.

'Doula dos famosos'

Thaeme sendo apoiada por Cacau em seu parto Imagem: Divulgação

Mesmo tendo atendido uma lista de famosos, a doula não se acostumou com o termo "doula dos famosos". Ela conta que seu bom trabalho, profissionalismo e discrição foram os itens encantaram as celebridades que ela já atendeu. Dentre elas, estão nomes como:

  • Viih Tube e Eliezer
  • Romana e Alok
  • Biah Rodrigues e o cantor Sorocaba
  • Thaeme e o marido Fábio
  • Thamara Contro e Projota
  • Carol Marçal e Pablo Marçal
  • Maria Lina e Whindersson Nunes
  • Debora Silva e Mano Walter
  • Karoline Kleine e Júlio Rocha

Não sou a doula dos famosos, sou das mulheres. [...] Tem gente que me vê atendendo famosos, políticos e pessoas com poder aquisitivo um pouco maior e pensa que a doulagem é um luxo, mas não é. Toda mulher merece uma doula, completa Cacau.

Escopo de trabalho

Cacau já realizou mais de 400 partos na última década, trazendo à tona histórias inspiradoras e emocionantes. Seu trabalho vai além do suporte físico e emocional: ela oferece orientação durante toda a gestação, conduzindo as mulheres em seu pré-natal a se conectarem com seus corpos, enfrentarem medos e abraçarem o momento do nascimento com confiança.

"Cada parto é único, e meu papel é criar um ambiente de entrega, calma e segurança para que a mãe e o bebê vivam esse espetáculo da natureza da forma mais especial possível", afirma.

Para isso, realiza consultas mensais com suas "doulandas" (termo que utiliza para definir as suas clientes gestantes) para orientá-las sobre todo o processo de preparação para o parto, acolhendo suas maiores angústias, tirando dúvidas, preparando essa mulher também para o pós-parto - período de puerpério.

"Desenvolvi um protocolo de consultas que abraça todas as informações que ela precisa", diz ela. Nessas consultas, são discutidas a fisiologia da mulher, os cuidados que devem ser tomado antes, durante e após o parto, além da montagem de um plano de parto -documento contendo todos os desejos da gestante para o dia do parto e os cuidados posteriores com o bebê- que será entregue ao hospital.

"Se essa mulher precisar de uma indução, a gente tem uma consulta sobre indução natural. Eu também preparo ela para uma indução hospitalar, se for preciso", explica.

Na hora do parto, sua abordagem inclui técnicas de relaxamento, métodos naturais para alívio da dor e um acompanhamento emocional que faz toda a diferença na experiência das famílias. Para isso, Cacau conta que teve que fazer diversos outros cursos complementarem para além do de doula, como de aromaterapia e acupressão (aplicação de pressão em pontos estratégicos), que ajudam a facilitar o processo. "Fui me profissionalizando dentro do que eu achava que era necessário", conta.

'Sorocaba valorizou muito o meu trabalho'

Biah Rodrigues, esposa de Sorocaba, e sua doula Cacau dançando na sala de parto Imagem: Divulgação

Outro ponto importante apontado pela doula é o fato de que o trabalho, mesmo sendo dedicado à mulher, também envolve a pessoa que a acompanha. Seja o pai da criança, a mãe, a amiga e quem quer que esteja com essa gestante no parto. "Às vezes, na primeira consulta com o marido, tenho que desconstruir a ideia de que ele está contratando um luxo. Explico a ele que temos uma função em sala de parto", conta.

Um caso à parte foi o do cantor Sorocaba, a doula conta que o sertanejo — que faz dupla com Fernando — se encantou na primeira consulta. "Ele falou muito da importância do meu trabalho", relembra.

E é por esse companheiro ser importante para a mulher que ele também se torna parte do processo. "Ensino eles a massagearem, a importância do carinho, do abraço. Ensino que ali na hora da covardia, de olhar no olho e falar [para a mulher] que 'está tudo indo bem', 'está tudo certo, 'que a gente está aqui', 'espera mais um pouco'".

'Toda mulher precisa e merece uma doula'

Além do trabalho com gestantes, Cacau é uma voz ativa na disseminação de informações sobre parto humanizado. Ela defende o direito de toda mulher ter uma doula para ser cuidada e ter alguém que diminua as chances dessa mulher sofrer com a violência obstétrica.

É a minha função preparar a mulher para perder o medo do parto vaginal ou entender que aquele parto vaginal anterior foi uma violência obstétrica.

Cacau sobre seu trabalho

Na Cacau Academy realiza cursos, palestras e encontros que empoderam mulheres e as levam a desmistificar tabus em torno da maternidade. Ela também conta com uma equipe de doulas mentoradas, que atuam com seu mesmo olhar e excelência, na intenção de atenderem cada vez mais mulheres que merecem viver essa experiência de forma inesquecível.

Em suas redes sociais, também compartilha dicas e histórias inspiradoras, onde reúne uma comunidade crescente de futuras mães e apoiadores do parto respeitoso.

Além da luta, a empresa também conta com uma equipe treinada para realizar atendimentos de pós-parto, como consultoria de amamentação e sono - neste último, ela é especializada e reconhecida até por uma instituição internacional -, aplicação de laser nas mamas para ajudar a cicatrizar fissuras mamilares causadas por pega incorreta do bebê durante a amamentação, entre outros cuidados que essa mãe pode necessitar.

Mesmo tendo uma equipe que também abraça no pós-parto, já falamos sobre todos os desafios já no começo do processo, lá nas consultas de pré-natal. Ela [a gestante] já tem tudo bonitinho e organizado.

Cacau, doula e terapeuta do sono

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ela fez o parto de Viih Tube e Thaeme: 'Toda mulher precisa de uma doula' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Newsletters


Últimas notícias