'Como se livrar de uma ex-namorada narcisista?'
De Universa, em São Paulo
06/01/2025 15h16
Lidar com o término de um relacionamento já é desafiador, mas a situação pode se tornar ainda mais complicada quando uma das partes insiste em manter contato. Esse foi o caso enviado por uma seguidora de Universa para o quadro 'Metendo a Colher' desta segunda-feira (6/1). "Como se livrar de uma ex-namorada narcisista que ainda trabalha com você e não deixa em paz?", questionou a seguidora.
Para Cris Fibe, o primeiro passo nesses casos é estabelecer limites claros. "Se já foi feita uma conversa e está claro que você não quer uma relação, a melhor atitude é se afastar. A não ser que esse 'não deixa em paz' vire perseguição, e perseguição aí é crime, né?"
Quando o comportamento ultrapassa o limite e se torna insistente e invasivo, ele pode ser classificado como stalking. A prática consiste em perseguir alguém de forma contínua, seja por meio de mensagens, ligações, vigilância presencial ou virtual, causando medo, ansiedade ou comprometendo a liberdade da vítima. Desde 2021, stalking é considerado crime no Brasil, previsto no Código Penal (Art. 147-A).
Relacionadas
A gente pode procurar a polícia para prevenir, inclusive pedir que essa pessoa não chegue perto de você. Cris Fibe
Toda segunda-feira, a jornalista Cris Fibe tira dúvidas sobre violência contra a mulher no quadro "Metendo a Colher", publicado nas redes sociais de Universa.