Topo

Materna

Acolhendo a gestante em todas as suas vertentes


Vera Viel fala sobre câncer: 'Mundo desaba, cicatriz é símbolo de vitória'

Hysa Conrado

De Universa

15/01/2025 05h30

'Amar', programa apresentado por Mariana Kupfer, será exibido toda segunda-feira no Youtube de Universa, e toda quarta no Canal UOL na Televisão. No segundo episódio desta temporada, a apresentadora Vera Viel abre a intimidade para falar do diagnóstico de um tipo raro de câncer na perna e sobre como a família lidou com este momento. A jornada entre a descoberta da doença e a cirurgia para retirada do tumor aconteceu na semana que antecedeu seu aniversário de 49 anos.

Conheça os conteúdos exclusivos de Materna com acesso ilimitado.

Os primeiros sinais apareceram depois que Vera começou a fazer aulas de muay thai. "Eu já estava com esse tumor e não sabia. Mas pelo fato de eu chutar na aula, ele deve ter estourado e formado um hematoma por dentro, não tinha nada por fora, e aí dava para sentir como se fosse uma bolinha", conta.

Relacionadas

Sempre atenta aos cuidados com o corpo, a apresentadora diz que o segundo alerta veio durante uma sessão de drenagem, quando a massagista percebeu o nódulo e a alertou. Então ela decidiu marcar um médico. "Eu estava muito tranquila, porque eu imaginava que realmente tinha machucado por conta da aula", afirma.

Na primeira consulta não foi possível saber o que estava acontecendo, mas ela foi medicada e, durante uma semana, cuidou de uma suposta inflamação. No entanto, ao fim da medicação, tudo continuava do mesmo jeito e ela voltou ao médico para fazer outros exames. Foi então que descobriu que se tratava de um nódulo e que havia chances de ser algo grave.

Mariana Kupfer conversa com Vera Viel durante episódio de Amar + Materna Imagem: Tency Produções

Dois dias depois, com o resultado da biópsia, recebeu o diagnóstico de sarcoma sinovial, tipo de câncer que afeta tecidos moles, como músculos ou ligamentos. "O mundo desaba na sua cabeça", ela diz.

Casada há 27 anos com o apresentador Rodrigo Faro, Vera é mãe de Clara, de 19, Maria, de 16, e Helena, de 11. Ela conta que foi o marido que deu a notícia para as filhas e, por meio de um desenho, explicou tudo o que estava acontecendo e como seria o tratamento.

"Elas desabaram a chorar, aí eu olhei para elas e falei: olha, não fica assim, a gente tem fé em um Deus de milagres, vocês podem ter certeza que vai ficar tudo bem", afirma.

Na sexta-feira, véspera do seu aniversário de 49 anos, Vera foi internada às pressas para fazer uma cirurgia e evitar que as células cancerígenas se espalhassem pelo corpo. O procedimento demorou mais que o esperado e a apresentadora conta que, neste momento, teve um encontro com Deus.

"Fiquei no colo dEle e Ele pediu para que eu não chorasse porque tinha muita gente orando por mim naquele momento. Disse que eu ia voltar porque ainda tinha muito o que viver com as minhas meninas", conta Vera.

No dia seguinte à cirurgia, a família organizou uma festa surpresa para Vera no hospital e, juntos, comemoraram o sucesso do procedimento e a notícia de um prognóstico positivo. Ela ainda precisou passar por mais de 30 sessões de radioterapia, mas, com o fim do tratamento, é considerada uma pessoa curada do câncer.

"Sempre fui muito vaidosa, mas hoje eu não me importo de mostrar minha cicatriz e minhas muletas. Mostrar as minhas cicatrizes para mim virou um símbolo de vitória", afirma.


Newsletters


Últimas notícias