Fred Nicácio explica por que não recomenda entrar no 'BBB': 'Terapia antes'

Camarote do "Big Brother Brasil 23", Fred Nicácio revelou que, apesar de não se arrepender de ter entrado no reality, não recomendaria a participação no programa sem um bom preparo emocional.

Quer ir pro 'BBB'? Vai, mas faz terapia. Faz terapia antes, porque você vai precisar de bagagem, de carcaça, musculatura emocional. Fred Nicácio

Durante sua participação no videocast "Acessíveis" desta semana, o médico e ex-BBB destacou para MariMoon e Titi Müller que a parte mais difícil não é o confinamento em si, mas a forma como as pessoas lidam com os participantes depois que saem do programa.

Ainda assim, ele garantiu que não se deixa abalar pelas críticas: "Eu cago para o que pensam de mim. Muito. As pessoas se irritam com isso", diz ele.

"Tudo tem seu pró e seu contra, né? Ninguém colocou uma arma na minha cabeça e me obrigou a ir lá. Eu fui porque eu quis. Foi uma proposta maravilhosa, né? Eu fui convidado pra ser camarote. Imagina, gente. Todo mundo quer entrar nesse programa."

'Básico virou extraordinário'

Buscar ajuda médica em um momento de dor e enfrentar barreiras de comunicação é um desafio para muitas pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Fred Nicácio, relembrou o atendimento que viralizou nas redes sociais por se comunicar com pacientes em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

O episódio aconteceu durante um plantão no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2019, quando ele atendeu a um casal surdo que há dias tentava, sem sucesso, explicar sua dor em um pronto-socorro.

Continua após a publicidade

"Eu lembro da cena deles entrando no consultório e tentando já fazer sons. Eu falei: 'Calma, eu consigo entender um pouquinho, pode sentar' [em libras]. Eu lembro do olho deles ficando assim, ó [esbugalhados de surpresa]".

Ele conseguiu diagnosticar e tratar os pacientes, algo simples, mas que se tornou um grande alívio para eles. "O básico tornou-se algo extraordinário", disse.

O vídeo desse atendimento foi gravado por um colega e, ao ser postado, repercutiu em todo o Brasil. Segundo Fred, a repercussão foi positiva e incentivou outras pessoas da área da saúde a aprenderem Libras.

Fred contou que aprendeu Libras ainda na igreja, por conviver com pessoas surdas e acompanhar cultos com intérpretes. Mais tarde, optou por cursar uma disciplina eletiva de Libras na faculdade de medicina.

"Eu queria realmente agregar, queria aprender um pouco mais. E é isso que eu falo: eu não sou fluente em Libras, mas eu faço um atendimento médico em Libras", explicou.

'Me entendi como pessoa preta aos 7 anos'

Continua após a publicidade

Fred Nicácio falou sobre o momento em que se entendeu como uma pessoa preta. Aos sete anos, seu pai, um militar, fazia questão de ensinar a ele e aos irmãos sobre a desigualdade racial. "Ele sentava com a gente e falava assim: 'Vocês são pretos, não vão ser tratados iguais ao filho de fulano lá da igreja', que era uma igreja rica."

Esses ensinamentos ajudaram Fred a identificar o racismo desde cedo. "E quando você detecta o racismo, você entende: 'tá, eu sou preto'", disse ele.

'UPM foi rebaixada injustamente'

Fred Nicácio encarou uma verdadeira maratona no Carnaval de 2025: ele desfilou por três escolas. Em uma delas, a Unidos de Padre Miguel, teve destaque em um dos carros alegóricos como Ayrá, divindade ligada a Xangô. O médico criticou a apuração do desfile que levou a escola de volta para a Série Ouro e a penalização por 'excesso de termos em iorubá', afirmando que a escola foi "rebaixada injustamente".

"[A UPM] chegou agora ao Grupo Especial. Eles fizeram um desfile espetacular, um exemplo de desfile rico, contando a história do primeiro terreiro de candomblé do Brasil, lá na Bahia, contando a história da matriarca Iyá Nassô. Então assim, como contar a história do primeiro terreiro de candomblé sem usar palavras de Iorubá?", explicou.

Continua após a publicidade

'Acessíveis' no UOL

Toda terça, MariMoon e Titi Müller recebem convidados para um papo que vai de histórias de bastidores ao apocalipse climático, passando por tópicos como maternidade, redes sociais, relacionamento e cultura pop. Os episódios completos ficam disponíveis no Canal UOL e no Youtube de Universa. Assista ao episódio completo com Fred Nicácio:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Bernardo Degê

Como ser chato?

Denunciar