O que significa ser 'esposa troféu'? É a mesma coisa que tradwife?


De Universa, em São Paulo
11/04/2025 05h30
O título de "esposa troféu" chama a atenção nas redes sociais, como exemplo de uma vida confortável, ou em forma alerta para que mulheres sejam independentes.
O que significa ser uma esposa troféu?
Mantidas financeiramente pelos maridos. Esposas troféu não trabalham formalmente e mantêm uma rotina confortável, cuidando de si. Muitas delas compartilham esse dia a dia nas redes sociais, valendo-se do status.
Esposas troféu não fazem serviços domésticos, só delegam. Elas mostram que, em casa, apenas "orientam as funcionárias" para que estas realizem os trabalhos ou os cuidados com os filhos.
Estética também importa. Mulheres costumam frequentar academia, salão de beleza, comprar itens de luxo, fazer tratamentos estéticos e tudo mais que as mantenham no padrão de beleza idealizado pela sociedade.
É o mesmo de tradwife?
Tradwife é a abreviação em inglês para "esposa tradicional". Essa tendência começou a se popularizar nas redes sociais há seis anos. Perfis e a hashtag promovem os papéis tradicionais de gênero, com conteúdo sobre culinária e cuidados com os filhos e o lar, por exemplo.
Isso é diferente da esposa troféu, que não se dedica diretamente aos cuidados da casa. Mesmo que seja mantida pelo marido, a tradwife assume as tarefas da casa. É uma rotina de dona de casa que exalta o papel do homem como provedor e, portanto, um estilo de vida menos sofisticado do que o levado pelas esposas troféu.
Esposa tradicional remonta ao ideal da família dos anos 1950 nos EUA. Hoje, essa ideia é uma "fantasia nostálgica e classista", segundo pesquisadores. Nos primórdios da história dos EUA, a maioria das famílias funcionava como uma pequena empresas na qual marido e mulher contribuíam para a viabilidade econômica. A proposta do marido provedor, enquanto a mulher assume as responsabilidades de casa começou nos anos 1950, mas se desfez rápido: nos anos 1970, dada à emergência financeira, as esposas voltaram ao trabalho para garantir o sustento da família.
*Com informações da Deutsche Welle