Reino Unido proíbe propaganda de antirrugas com Rachel Weisz
Um anúncio em uma revista de um produto antirrugas da L'Oréal, com a atriz de Hollywood Rachel Weisz, foi proibido pela Autoridade de Padrões Publicitários (ASA), a agência que supervisiona a indústria britânica, por exagerar "de forma enganosa" o desempenho do produto.
A ASA recebeu o pedido para decidir sobre um anúncio de duas páginas, que apareceu em uma revista em setembro de 2011, depois que a parlamentar Jo Swinson disse que ele "deturpava os resultados que poderiam ser alcançados pelo produto".
Retoques e propagandas
Swinson é cofundadora da Campanha para a Confiança do Corpo e já foi bem-sucedida em reclamações anteriores à ASA sobre imagens digitalmente retocadas.
A imagem, promovendo o produto Revitalift Repair 10 da L'Oréal, mostra um close-up em preto e branco do rosto de Rachel Weisz.
Em sua sentença publicada nesta quarta-feira, a ASA disse que a propaganda não deve reaparecer na forma atual.
"Dissemos à L'Oréal Paris que garanta que não usaram técnicas pós-produção de uma maneira que deturpasse o que poderia ser alcançado usando o produto anunciado. Embora consideremos que a imagem na propaganda não tenha deturpado a luminosidade ou as rugas do rosto de Rachel Weisz, consideramos que a imagem foi alterada de um modo que mudou de forma substancial sua compleição para que parecesse mais suave e mais lisa. Com isso, concluímos que a imagem no anúncio.. exagerou de forma enganosa o desempenho do produto em relação à declaração 'A Pele Parece Mais Suave" e 'A Compleição Parece mais Lisa'".
Mas em outra sentença publicada em seu website, a ASA rejeitou queixas sobre um outro anúncio de produto da L'Oréal, no qual aparece uma foto da atriz Jane Fonda. A entidade considerou que a imagem não havia sido "modificada substancialmente".
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