Aço, concreto e vidro conduzem reforma de apê em bairro nobre de São Paulo
O desafio no projeto de reforma do Apartamento Maranhão, em São Paulo, era abrir espaços entre a área social e a cozinha, combinando peças retrô - que seriam trazidas da antiga residência do futuro morador - com um novo “layout” que expressasse mais contemporaneidade.
Segundo o arquiteto Flavio Castro, responsável pelos projetos de arquitetura, iluminação e design de interiores, era preciso oferecer possibilidades múltiplas de ocupação da ala de uso comum, com espaços de circulação amplos e generosos. “Precisávamos converter um apartamento familiar, muito compartimentado, em um ambiente de recepção readequando e repaginando mobiliários pré-existentes”, define.
A obra só pôde ser desenvolvida depois que todos os móveis disponíveis foram listados e enumerados e a área íntima dos dormitórios permaneceu reservada, sem qualquer intervenção. Durante a reforma, foram subtraídas apenas as alvenarias que dividiam as salas de estar, TV e jantar, além da cozinha. Também foi eliminado um lavabo social.
Contrapor e sintetizar
A dialética entre o antigo e o repaginado norteou todas as decisões da área de intervenção que somava 87 m². Salas de estar e de TV e cozinha passaram a integrar um ambiente único pontuado por pilares e vigas de concreto originais que, após a demolição das paredes divisórias, puderam ser descascados e expostos.
Um conjunto de longas prateleiras executadas em concreto armado agora atravessa longitudinalmente a sala de estar e segue até a cozinha. Essa estrutura dialoga com os elementos de sustentação preservados e cria um paralelismo horizontal que oferece base à distribuição de cores e objetos de design.
O contraponto entre a cozinha e as salas se dá principalmente no choque entre as tonalidades de azul que revestem os armários embutidos da área molhada (marcenaria pintada com tinta esmalte acetinada) e as duas poltronas amarelas, de corda, para sala de estar, com design de Jader Almeida. A iluminação, por vezes em cores, também quebra o cinza presente no concreto.
Outro ponto de destaque da área social é um móvel em aço corten (liga de nióbio, aço e cromo) que separa o home theater e o jantar dos dormitórios e banheiros, camuflando o acesso dado por uma porta pivotante. Fazendo as vezes de galeria, a divisória possui prateleiras que recebem quadros e coleções de objetos de design e decoração.
“O conceito dos interiores foi pensado a partir da conjunção de três materiais: o aço corten, o concreto e o vidro, com matizes característicos e mais sóbrios. Porém, em pontos específicos, foram explorados os tons de cores mais intensas ou primárias”, conclui o arquiteto.
Ficha técnica
Apartamento Maranhão, São Paulo (SP)
Projeto de Flavio Castro
Detalhes do projeto- Área Construída 151 m² (área de intervenção da reforma: 87 m²)
- Início do Projeto 15 de outubro de 2012
- Conclusão da Obra 31 de janeiro de 2013
- Projeto Flavio Castro (FC Studio) - reforma
- Projeto de Arquitetura Flavio Castro
- Projeto de Decoração Flavio Castro
- Projeto Luminotécnico Flavio Castro