Sofisticado, apartamento com 450 m² combina madeira e obras de arte
Ambientes acolhedores com cantinhos especiais para cada um dos membros da família cercados por uma atmosfera contemporânea e elegante. Essa foi a solicitação que os proprietários desse apartamento fizeram à arquiteta Consuelo Jorge quando ela assumiu o projeto de reforma do imóvel de medidas generosas na Vila Nova Conceição, bairro nobre de São Paulo.
Para atendê-los, Consuelo desenvolveu espaços bastante personalizados. Para as filhas dos proprietários recém-saídas da adolescência foram criadas suítes confortáveis e um quarto de vestir compartilhado. Para o casal apreciador de bons vinhos, o projeto também previu uma adega, com espaço de descompressão para relaxar após um dia de trabalho. Para agradar o marido, que tem uma forte veia gourmet, o projeto contemplou uma cozinha bem equipada e decorada com pinceladas de um laranja vibrante. Para atender a esposa, armários e muitos armários para guardar roupas, louças e objetos diversos.
Como a família gosta muito de receber, foram criados ambientes sociais amplos, integrados e acolhedores, com estofados macios ao toque e muita madeira. O material foi amplamente utilizado em lâminas para equilibrar a frieza do piso de porcelanato com padrão de mármore carrara. A madeira foi introduzida nas paredes em duas tonalidades diferentes: uma mais escura e acinzentada no hall de entrada e no living, e outra mais clara, envolvendo a adega. Na parte íntima do apartamento, a madeira também marca presença no piso que recebeu taco palito em madeira cumaru.
Arte e luz
Para preencher e acentuar o caráter contemporâneo dos espaços, obras de arte cuidadosamente selecionadas foram distribuídas por todo o apartamento. Destacam-se, entre elas, a aquarela do chileno Rodrigo Zamora presente na sala de jantar e também no lavabo, bem como a tela de 1,60 x 1,30 m do mineiro Bruno Rios, que decora o living.
De acordo com a arquiteta Consuelo Jorge, a luz cenográfica é um dos pontos fortes desse projeto, que contou com delicados rasgos no forro para jogar luz sobre os painéis de madeira. A luminotécnica permitiu, ainda, criar múltiplas cenas de acordo com o humor e o desejo dos usuários graças à implantação de um sistema automatizado e com diferentes intensidades de luz.
O lavabo tem um conceito diferente do restante do apartamento. Em vez dos tons neutros e suaves, optou-se por um visual mais impactante com revestimento que reproduz padrão de aço patinável nas paredes e no piso. O ambiente possui, ainda, um toque extra de dramaticidade graças ao filete de luz que rasga o piso, a parede e o teto e que foi construído com um perfil de led.
Ficha técnica
Apartamento na Vila Nova Conceição, São Paulo (SP)
Projeto de Consuelo Jorge Arquitetos
Detalhes do projeto- Área Construída 450 m²
- Início do Projeto 10/2014
- Conclusão da Obra 11/2015
- Projeto Consuelo Jorge Arquitetos