Apê com menos de 80 m² tem interiores bem aproveitados
Ao adquirir o imóvel da década de 80 para investimento, o jovem cliente se espelhou em seu próprio perfil ao encomendar esta reforma ao Grupo Garoa Arquitetos.
Com 78,50 m², o projeto privilegiou o espaço de convivência em relação à área privada. Na proposta traçada pelo escritório, a parede que dividia a sala de um dos quartos foi demolida e o ambiente pode ser adicionado ao estar. A ampliação do living se completou com a integração da cozinha.
Na nova planta, o banheiro de serviço transformou-se em lavabo e a suíte incorporou o segundo banho e parte do quarto de empregada. "As poucas paredes levantadas se dão no fechamento do quarto e do banheiro, que se encontram onde era o antigo corredor", explica o arquiteto Alexandre Gervásio, um dos sócios do escritório.
Roupa nova
Além da atualização do layout, o projeto previu a renovação dos revestimentos de todo o apartamento que tinha nas áreas molhadas azulejos e em todo o piso cerâmica.
No living e no dormitório, o novo piso em madeira “aquece e torna os ambientes mais acolhedores", alega o arquiteto. No banheiro da suíte, as pastilhas de vidro brancas deixam o cômodo mais claro o que gera contraste com o concreto utilizado nas bancadas.
Já na cozinha a ideia era usar cimento queimado, mas para isso o contrapiso deveria ser refeito, o que iria produzir mais entulho, além de aumentar a mão de obra e o tempo da obra. A decisão final recaiu para o porcelanato que atingiu a mesma linguagem.
Neutralidade e praticidade
Como se tratava de um imóvel para locação, o conceito foi criar áreas funcionais e enfatizar a neutralidade para que se adaptasse ao gosto de futuro morador.
Para isso, os arquitetos recorreram ao concreto moldado in loco e ao compensado sem revestimento para compor prateleiras e estantes, e usaram MDF com laminado branco nos armários da cozinha e da suíte.
A decoração do apartamento ficou por conta dos poucos móveis soltos e da iluminação quase sempre difusa e indireta, com exceção da área de jantar. A proposta ficou charmosa e contemporânea que se adequa a qualquer perfil de inquilino.
Ficha técnica
Apartamento Urussui, São Paulo (SP)
Projeto de Grupo Garoa Arquitetos
Detalhes do projeto- Área Construída 78,50 m²
- Início do Projeto 2014
- Conclusão da Obra 2015
- Projeto Grupo Garoa Arquitetos
- Equipe Alexandre Gervásio, Érico Botteselli, Lucas Thomé e Pedro de Bona
- Colaboradores Matheus Molinari
- Projeto de Arquitetura Grupo Garoa Arquitetos
- Projeto de Decoração Grupo Garoa Arquitetos
- Gerenciamento da Obra Grupo Garoa Arquitetos
- Projeto Luminotécnico Grupo Garoa Arquitetos