Apê de Matheus Mazzafera revela personalidade do stylist, sem modismos ou ostentação
Ao contrário do que se possa imaginar, o apartamento do stylist e apresentador de TV Matheus Mazzafera não esbanja modismos ou ostentações. A decoração de sua morada – um apê de 250 m², localizado nos Jardins, bairro da capital paulista - foi entregue ao amigo e arquiteto Diego Revollo e apenas uma recomendação foi feita: os espaços deveriam ser personalizados.
Isso significou imprimir o perfil do morador e sua história de vida aos ambientes em detalhes mínimos. Mazzafera estudou Moda em Milão e morou em vários países da Europa, ou seja, acostumou-se a espaços mais tradicionais e atemporais; porém desejava que houvesse em sua casa o equilíbrio e a leveza da contemporaneidade.
Dessa maneira, o edifício sólido e possuidor de características das construções dos anos 1970, com áreas generosas, pé-direito de 2,8 m, caixilharia de excelente padrão, assim como o piso de madeira, deu a base perfeita ao decór conciso, pontuado por peças fashionistas e de design.
Entre, a casa é sua
Para decorá-lo, a opção do arquiteto recaiu sobre peças sóbrias e neutras, deixando o colorido para objetos, obras de arte e quadros com fotos das produções de moda do proprietário. Assim, logo no hall do elevador, reina absoluta a top model Gisele Bündchen, numa foto imensa que ocupa uma das paredes.
O living é clássico e moderno num só tempo e na justa medida: o espaço de estar explode em ousadia com a foto da modelo Raquel Zimmermann nua, ao lado de um quadro contemporâneo coloridíssimo. O contraponto se dá com os móveis, como o sofá neutro, as cortinas de veludo marrom, a poltrona americana berinjela e o banco antigo revestido com pele sintética de leopardo.
Para quem gosta de receber muitos amigos para jantares e festas, como é o caso de Mazzafera, nada como ambientes amplos, integrados e glamourosos, porém leves e elegantes. A sala de jantar, delimitada por uma porta de correr, recebeu mobiliário contemporâneo como a mesa de laca preta contrastando com as cadeiras medalhão feitas de acrílico, do modelo Louis Ghost, criado pelo designer Philippe Starck.
Desenho representa a disposição do apê de 250 m² reformado pelo arquiteto Diego Revollo
Uma parede sustenta uma composição interessante de épocas: sobre o bufê de laca branca estão os castiçais de cristal Baccarat junto aos de ferro e bronze, da Alemanha, em contraposição com o quadro contemporâneo de Cristina Canale. Na outra parede, apenas duas peças se destacam: a foto sensual da modelo Eva Herzigova e a cadeira laranja em traços vanguardistas do arquiteto Aurélio Flores.
Mais uma porta de correr e surge o escritório do stylist. Ambiente sóbrio, ousado e superorganizado, teve como cor escolhida o preto para revestir paredes e estofados e conceder a sensação de maior profundidade, além de requinte.
Veludo negro cobre um grande banco, neoprene reveste a cadeira junto à mesa de trabalho em forma de U e nichos ebanizados colocam ordem na coleção de revistas do morador. Na parede, a foto de Raquel Zimmermann coroa o espaço com beleza e sensualidade.
Ficha técnica
Stylist's Apartament, São Paulo (SP)
Projeto de Diego Revollo Arquitetura
Detalhes do projeto- Cliente Matheus Mazzafera
- Área Construída 250 m²
- Conclusão da Obra 2012
- Projeto Diego Revollo Arquitetura
- Equipe Diego Revollo
- Projeto de Decoração Diego Revollo