Arquiteto usa luz natural e varandas para dar "sensualidade" a casa de luxo
Formas simples, geometrias e concreto aparente são características comuns da arquitetura modernista. A Casa AH, projetada pelo Studio Guilherme Torres, de São Paulo é contemporânea, mas utiliza esses elementos.
"Privilegiamos a integração entre todos os espaços de convivência", afirma o arquiteto titular do escritório. Em formato de L, a área social está aberta para um grande pátio com piscina. Para ele, voltam-se também as cinco suítes da residência, no pavimento superior, que aproveitam a luz natural. A implantação que envolve o pátio ajardinado revela a intenção de tratar a área social como uma superfície única, sem interferência de pilares e outros itens estruturais.
Deixe a luz entrar
Os jardins (inclusive os internos) não são cobertos e onde há qualquer divisão dos espaços e vedações, estes são totalmente retráteis, feitos com portas de correr que vão do piso ao teto. "Buscamos a sensualidade na combinação da luz natural abundante com as plantas, cores e texturas dos materiais - a madeira cumaru, a pedra madeira e o mármore travertino", descreve Torres. O resultado é uma área social que funciona como um varandão.
Além da luz natural, a ventilação é abundante: o ar fresco se espalha por toda a casa, integrada e aberta. O projeto não ocupou a totalidade do terreno, 20% dele formou um jardim junto à calçada. Da rua, por cima do muro, também é possível ver as copas das grandes árvores que formam os jardins internos, projetados por Alex Hanazaki.
Ficha técnica
Casa AH, São Paulo
Projeto de Studio Guilherme Torres
Detalhes do projeto- Área do Terreno 1.031 m²
- Conclusão da Obra 2012
- Projeto Studio Guilherme Torres
- Projeto de Arquitetura Studio Guilherme Torres
- Projeto de Paisagismo Alex Hanazaki
- Construção Steel Engenharia
- Projeto Luminotécnico Via Light