Casa com 143 m² tem soluções inteligentes para driblar baixo orçamento
Em um terreno com 7 m x 15 m, cercado de residências populares no estado de Chiapas, México, o escritório Apaloosa Arquitectos trabalhou com um pequeno orçamento, mas construiu uma morada de dois pavimentos, com três dormitórios, 143 m² e muito estilo.
A casa Tadeo tem uma frente bem protegida: embaixo, a fachada é de concreto aparente e conta com apenas uma janela; em cima, os tijolos cerâmicos formam um rendilhado para quebrar a monotonia das fiadas tradicionalmente assentadas. Com a privacidade preservada, a arquitetura explorou diversas aberturas zenitais (no teto). E, como a luz entra, a vegetação pôde ser cultivada nos interiores. São canteiros abertos nos pisos, recheados pelo tropicalismo de plantas de meia-sombra como samambaias, avencas e antúrios.
No teto, ao lado dos recortes vedados por vidros, uma cobertura escultural foi instalada. São abóbadas executadas com blocos cerâmicos e sustentadas por vigas metálicas, dispostas sobre o átrio com pé-direito duplo, onde estão o jantar e o eixo de escadas.
Bruta e original
Os materiais escolhidos para estruturar a construção estão todos em seu estado 'natural' e foram deixados aparentes: o concreto das paredes, vigas e colunas; o cimento queimado do piso; os ladrilhos hidráulicos de terracota e os tijolinhos cerâmicos que fazem os fechamentos; além da madeira clara em detalhes como a porta de entrada principal, o pendente sobre a mesa de jantar ou os nichos sob as bancadas da cozinha.
"Nossa ideia era desenvolver uma residência com identidade, mas adaptada ao seu contexto regional e que tratasse elementos construtivos com muita honestidade”, confirma Rafael Beneytez Durán, arquiteto do grupo Apaloosa. Assim, a casa Tadeo não destoa do entorno simples, mas firma sua personalidade: é moderna, ao passo que usa recursos arquitetônicos tradicionais e sofistica sutilmente materiais simples, rústicos e baratos.
Ficha técnica
Casa Tadeo, Tuxtla Gutiérrez, Chiapas, México
Projeto de Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño
Detalhes do projeto- Área do Terreno 105 m²
- Área Construída 143 m²
- Conclusão da Obra 2015
- Projeto Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño
- Equipe Luis Armando Gómez Solorzano
- Colaboradores Daniel Guadalupe Terán Orozco, Xochitl Abigaíl López Trujillo e Carlos Mario Pereyra Zenteno
- Projeto de Arquitetura Luis Armando Gómez Solorzano
- Projeto Estrutural - Concreto Alexander Coutiño de los Santos