Casa com 700 m² é toda recortada e tem sala para abrigar grandes festas
A Casa Braga, localizada em Nova Lima (MG), tem espaços totalmente integrados desde a entrada até os fundos. Estar, jantar, cozinha 'gourmet' e piscina são "uma coisa só". "Cada indivíduo pode estar fazendo uma coisa (um lendo, outro jogando carta, outro bordando etc.), mas estão juntos, como em uma praça", diz o arquiteto Gustavo Penna. "Em meus projetos sempre levo em consideração essa questão dos espaços múltiplos, com francas aberturas, que não permitem solidão", completa.
Mas, para desenvolver esta casa, o arquiteto enfrentou um desafio de difícil solução: o terreno comprido e com 20 m de frente deveria abrigar a construção parruda em seus mais de 700 m². Para driblar tal conjuntura, uma configuração dinâmica e nova tomou o lugar da estrutura tradicional: o telhado foi constituído pela sucessão de triângulos com inclinações variadas, espécie de dobradura semelhante as de um origami, que facilita o escoamento da água da chuva. O vigamento, por sua vez, assume o desenho de uma linha 'quebrada', que acompanha o declive da cobertura. E o desenho chanfrado da face frontal é sofisticado o bastante para dar corpo ao "cartão de visitas da casa", sua entrada.
Espaço interno
No seu interior, a presença explícita da escada de um único lance e a ausência de pilares e divisões marcam o salão social. O espaço que abriga o 'living' se adapta à necessidade dos usuários e pode "ter a mobília toda removida para uma grande festa ou ser compartimentado com biombos", ressalta o arquiteto.
Sobre esta generosa ala social, o volume 'meio suspenso' dos dormitórios agrupa quatro suítes e é revestido por ripas de madeira, que atendem a dois propósitos. O primeiro, de ordem técnica, assegura o isolamento acústico. O outro, de natureza estética, visa estabelecer o contraste com o concreto e o vidro que dominam o corpo construtivo principal.
No subsolo foram dispostas garagem para quatro veículos, acessível por rampa, além das dependências de serviço. Sobre as particularidades dos recursos empregados nesta casa peculiar, o arquiteto Gustavo Penna resume "é só uma provocação".
Ficha técnica
Casa Braga, Nova Lima (MG)
Projeto de Gustavo Penna Arquiteto e Associados
Detalhes do projeto- Área do Terreno 1.000 m²
- Área Construída 736,22 m²
- Início do Projeto Janeiro/ 2013
- Conclusão da Obra Abril/ 2015
- Projeto Gustavo Penna Arquiteto e Associados
- Projeto de Arquitetura Gustavo Penna Arquiteto e Associados
- Projeto de Decoração Renata Machado e André Magalhães Arquitetura
- Construção GWA - Construções e Empreendimentos
- Gerenciamento da Obra GWA - Construções e Empreendimentos