Casa com ofurô e jardim é refúgio de paz na capital paulista
Terrenos com desníveis acentuados são desafios para qualquer projeto. No caso da residência Lapa, em São Paulo, a inclinação de 7 m foi resolvida pelos arquitetos Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura, pela disposição dos ambientes em três níveis. Apesar do lote difícil, o sistema construtivo é simples: estrutura em concreto armado e vedação em tijolos pintados, ambos deixados aparentes.
Enquanto no pavimento inferior, ao nível da rua, encontram-se garagem e dependências de serviço, o nível intermediário com salas, varanda escritório e cozinha tem planta em formato de U, que organiza o convívio familiar em torno de um pátio central. No piso mais elevado, para aproveitar a generosa vista dos arredores, estão os quartos e suítes com janelões e a área de lazer com direito a terraço, ofurô e churrasqueira.
Assinatura arquitetônica
A obra tem como marca arquitetônica o uso de 'abas' - prolongamentos das lajes - que criam marquises de proteção feitas de concreto. Esses elementos estão tanto em frente aos dormitórios, quanto em parte das coberturas da ala social voltada para pátios gramados.
Na lateral, o trecho da escadaria é protegido por duas dessas estruturas, dispostas em planos que acompanham o desenho do lote e descem "em busca das pessoas na entrada", como declara Marcelo. Segundo o arquiteto, tal recurso "é a expressão maior do projeto, proporcionando grande charme à casa".
No espaço interno, a parede vermelha atravessa as salas de jantar e de estar, ligando os espaços e acolhendo aberturas, passagens, reentrâncias para objetos e prateleiras. Ela promove, ainda, um interessante contraste com os cinzas do concreto aparente do teto e do piso em ladrilho hidráulico.
Nos fundos, ao invés de encostar a casa junto ao muro de arrimo com 3,5 de altura reforçado por uma sequência de pilares, os arquitetos optaram por um recuo que ajuda a propagar a farta iluminação natural. Completando a ambientação, um espelho d'água marca presença no espaço da varanda e deixa o ambiente mais fresco e convidativo.
Os caixilhos são de madeira freijó - empregada em toda a casa -, e os fechamentos são fluidos, em vidro. As grandes portas de correr das salas permitem amplas aberturas, afirmando a continuidade dos espaços e integrando o exterior e o interior. As folhas correm leves, porque dispensam trilhos no piso, apoiando-se em roldanas na parte superior. A casa foi desenvolvida a fim de se voltar para o pátio central e dele se aproveita de forma magistral, trazendo verde e luz para os ambientes.
Ficha técnica
Casa Lapa, São Paulo
Projeto de Brasil Arquitetura
Detalhes do projeto- Área Construída 360 m²
- Equipe Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Anne Dieterich
- Colaboradores Anselmo Turazzi, Beatriz Marques, Cícero Ferraz, Fabiana Paiva, Felipe Zene, Fred Meyer, Gabriel Grinspum, Luciana Dornellas, Pedro Del Guerra e Victor Gurgel
- Projeto de Arquitetura Brasil Arquitetura