Casa de empresário com 400 m² tem espaço até para coleção de carros
Imagine ter um carro dentro da sala? O arquiteto baiano, Sidney Quintela, do SQ+ Arquitetos Associados, projetou uma casa em Salvador (BA) apropriada para integrar a coleção de automóveis e bicicletas do proprietário, um empresário divorciado, na faixa dos 50 anos.
"O cliente queria uma casa contemporânea onde os espaços fossem interligados e seu ‘hobby’, o automobilismo, fizesse parte da decoração", conta Quintela. Para atender ao desejo do cliente, o desenho da casa com 400 m² e dois pavimentos permitiu a entrada e a saída de um dos 90 veículos do acervo do morador.
Localizado estrategicamente em um dos braços da planta em U, o living fica próximo ao acesso da rua. No ambiente, a porta principal tem duas folhas com largura suficiente para a passagem de um carro, que periodicamente é trocado.
Por se encontrar em uma cidade onde a temperatura é sempre elevada, o fator ventilação foi primordial para a planificação da casa. Erguida com estrutura metálica, vigas e pilares de concreto pré-fabricados, a residência ganhou panos de vidro em esquadrias de correr na área social, que promovem iluminação natural e quando abertos propiciam a entrada de ar. A transparência também faz o papel de conexão do interior com o exterior.
Exposição das coleções
A decoração, que também tem assinatura do escritório, considerou o conjunto de objetos do morador, que além de carros e bicicletas, inclui bebidas. Assim, uma ampla parede do primeiro pavimento recebeu prateleiras para abrigar a coleção e complementos decorativos. "Como respeitamos muito a história pessoal do cliente, apenas escolhemos mobiliário e itens que se adequassem ao estilo do proprietário. Então todas as peças ficaram bem coordenadas", explica o arquiteto.
Essa área do living tem sua altura dividida pela passarela metálica que leva à suíte máster. Embaixo dela estão uma das bicicletas da coleção, um bar e um pequeno escritório. Sob o dormitório principal, ficam o quarto de hóspedes e a sala de jantar ligada à cozinha e ao terraço gourmet.
Ao centro da construção, o projeto situou a piscina e o jardim que ocupa o terreno irregular aproveitando a ampla área livre. O resultado é uma obra de dimensões generosas, mas que passa sensação de aconchego através dos contrastes entre os materiais frios, quentes e a integração com a natureza.
Ficha técnica
Casa de colecionador, Salvador (BA)
Projeto de SQ + Arquitetos Associados
Detalhes do projeto- Área do Terreno 550 m²
- Área Construída 400 m²
- Início do Projeto 2012
- Conclusão da Obra 2014
- Projeto SQ + Arquitetos Associados
- Projeto de Arquitetura SQ + Arquitetos Associados
- Projeto de Decoração SQ+ Arquitetos Associados
- Projeto de Paisagismo Letícia Saback
- Projeto de Fundação Francisco Peixoto
- Projeto Estrutural - Concreto Francisco Peixoto
- Projeto Estrutural - Aço Francisco Peixoto
- Projeto Luminotécnico Omni Light