Casa "de fazenda", no interior de SP, mistura rústico e moderno em 900 m² e pé direito altíssimo
Nem sempre o projeto de arquitetura é desenvolvido a partir das linhas gerais e externas, às vezes, ele pode começar pelo lado de dentro da casa. No caso desta residência, em um condomínio fechado de Bragança Paulista, interior de São Paulo, foi assim.
“A sala de estar é o ponto de partida da planta”, conta o arquiteto e projetista Maurício Karam. “Geralmente fazemos primeiro a fachada e a volumetria, mas esta casa partiu da planta de interiores, porque o terreno era grande e, de início, a ideia era que a construção se tornasse a residência definitiva da família.”
Os planos mudaram e a casa tornou-se de veraneio. Ainda assim, era preciso dar um toque mais moderno ao ar de fazenda, caracterizando o rústico com muita delicadeza. Isso originou uma mistura harmônica de tons claros e pastéis para a residência térrea, sem muitos níveis de telhado e acabamentos em pedra, concreto e madeira.
“A área social está completamente integrada, inclusive com as varandas – estar e churrasqueira -, e uma cozinha gourmet”, descreve o arquiteto. O estilo mais clássico transparece nas molduras para as janelas, misturado a nuances do campestre provençal na decoração. Já o contemporâneo fica na retidão das linhas gerais do projeto e dos painéis de madeira, bem como na própria disposição dos móveis e de objetos de decoração.
“O estar une todos os ambientes, sendo este o volume arquitetônico central e principal, com pé direito de até 10 metros”, explica Karam. A área íntima está concentrada em pontos mais baixos da cobertura, enquanto cozinha e serviços abrigam-se onde o pé direito chega a até 15 metros de altura.
Com paisagismo de Gilberto Elkis, o projeto conta com um amplo jardim com piscina, área para fogueira, banheira de hidromassagem e espaço para hortas. Para os moradores e visitantes, todo o tempo do mundo pode ser insuficiente para degustar essa confortável vida no campo.
Ficha técnica
Casa no interior, Bragança Paulista (SP)
Projeto de Maurício Karam
Detalhes do projeto- Área do Terreno 3.500 m²
- Área Construída 900 m²
- Início do Projeto Janeiro de 2009
- Conclusão da Obra Novembro de 2011
- Projeto Maurício Karam Arquitetura
- Equipe Mauricio Karam, Barbara Ewbank e Graziele Agustini
- Projeto de Paisagismo Gilberto Elkis
- Projeto de Fundação Quero Construções
- Construção Quero Construções
- Projeto de Instalações Elétricas Quero Construções
- Projeto Luminotécnico Maurício Karam Arquitetura