Casa de praia no RJ tem varandas aconchegantes para relaxar
Construída em um condomínio próximo à cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, a casa de praia com 600 m² tem uma área social incorporada à vegetação que a cerca. Com panos de vidro do chão ao teto, o living com área gourmet e home theater se abre à piscina, ao terraço e ao verde da região. Alinhado à proposta arquitetônica, o projeto de interiores assinado por Marília Veiga integra tais espaços de lazer através de uma decoração que consegue ser aconchegante e misturar o despojamento praiano e toques de sofisticação.
Nos ambientes sociais internos, sobre o piso acinzentado, a decoradora escolheu o branco para o acabamento dos móveis de grandes dimensões, como os sofás do estar. Nas peças menores (mesas de centro e poltronas, por exemplo), nos detalhes dos acabamentos chapados (como na cabeceira de uma das camas) e na estrutura dos terraços é a madeira que se destaca. O conjunto é quente, neutro e equilibrado.
Sobre essa base neutra, entram as cores proeminentes de forma pontual em objetos como almofadas e obras de artes. Esses itens dividem a atenção com o verde exuberante da paisagem: “A área social é toda circundada pela natureza, então a intenção era que ela fizesse parte da decoração”, explica Veiga.
Cor e contexto
No living, o tapete da área de estar, em tons de azul, foi um dos pontos de partida a determinar a paleta de cores do projeto. Das "manchas" vivas e difusas da tapeçaria, derivaram o azul marinho do sofá no home theater, assim como o que pigmenta as almofadas e a manta no estar. Nesta sala, o marinho e o branco se alinham ao vermelho de outros objetos, em uma tríade cromática típica do estilo "navy".
No espaço gourmet, para que o cozinheiro pudesse preparar as refeições e ao mesmo tempo conversar com seus convidados, a bancada em aço inox, com pia, cooktop e acabamento lateral em madeira de demolição foi colocada junto à extensa mesa de jantar em laca branca, com cadeiras de madeira e fibra. Ainda na área de jantar, o aparador alvo, encostado à parede também branca, ganha cor com as telas em verde e azul apoiadas sobre o móvel.
Terraço colorido e confortável
Na área externa, o mobiliário bem confortável continua a proporcionar a máxima comodidade aos que desfrutam dos ambientes primordialmente relaxantes da casa de praia. “É importante ter móveis aconchegantes, em especial o sofá”, recomenda a decoradora, que, no terraço, além de um amplo estofado, dispôs uma espreguiçadeira sob a cobertura e duas grandes "chaises" revestidas por tecido impermeável do lado de fora, mais próximas da piscina. Sobre esses móveis, Veiga não economizou nas almofadas coloridas e estampadas que, sem dúvida, ampliam a sensação de bem-estar.
Ficha técnica
Casa do aconchego, Paraty (RJ)
Projeto de Marília Brunetti de Campos Veiga
Detalhes do projeto- Área do Terreno 1000 m²
- Área Construída 600 m²
- Conclusão da Obra 2011
- Projeto Marília Brunetti de Campos Veiga
- Projeto de Decoração Marília Brunetti de Campos Veiga
- Gerenciamento da Obra DP Unique