Com 150 m², apê em Campinas tem decoração que combina cores claras e móveis de madeira
Com 150 m², o apartamento no Cambuí, bairro concorrido e badalado próximo ao centro de Campinas, interior de São Paulo, foi decorado pela arquiteta Elaine Carvalho. A média metragem, porém, se mostrou suficiente para abrigar com conforto uma jovem família: pai, mãe e dois filhos pequenos.
O projeto partiu da necessidade de fazer dos ambientes sociais espaços integrados e aconchegantes baseando a conformação dos cômodos em uma decoração contemporânea que combina cores claras e móveis de madeira.
“Uso muito branco sempre, porque essa cor destaca outros elementos. As demais cores eu aplico em alguns detalhes”, explica a arquiteta. No living, ligado ao home theater por uma ampla porta de correr, o couro caramelo no aparador da sala de jantar e nos bancos tamboretes da sala de estar quebram o monocromatismo alvo presente nas cortinas, paredes e alguns móveis.
As poltonas do estar, de inspiração art déco, são da loja Etel Interiores e se aplicam ao décor em companhia do sofá de linho branco e do tapete de fibras, o que oferece ao ambiente uma dose equilibrada de diferentes texturas.
Logo ali, no espaço dedicado ao jantar, as cadeiras de palhinha – acabamento utilizado em abundância nos anos 1950 e 70 e por nomes consagrados como Marcel Breuer, na cadeira Cesca , da década de 1920 – rodeiam uma ampla mesa de laca, projetada pelo escritório da arquiteta e executada em marcenaria.
“Os ambientes tendem a ser clean, foram pensados para atender as necessidades dessa jovem família e precisavam ser funcionais. Por exemplo, quando o home esta aberto, fica completamente interligado ao living”, esclarece Carvalho.
Intervenção e área íntima
Todo o teto do apartamento foi rebaixado com forro de gesso, o que permitiu o uso de iluminação embutida e direcional, quando desejado. No limite das janelas, os cortineiros ganharam pontos de led que iluminam os tecidos de maneira difusa.
Os quartos das crianças também trazem a iluminação embutida. O mobiliário, predominantemente desenhado pelo escritório, apresenta pequenos detalhes que aumentam sua funcionalidade e garantem algo inusitado à decoração, como por exemplo, o nicho iluminado que faz as vezes de base para a cama “estofada” com futon colorido no dormitório do menino.
No quarto do casal, estreito e comprido, Elaine Carvalho optou por “ilhar” a cama e aproveitar o espaço gerado pela distância entre a cabeceira e a parede mais próxima de maneira eficiente. “O painel da cabeceira limita o espaço do closet e serve como mesa de maquiagem”, conta a arquiteta. Por sua vez, a parede é toda tomada por um armário com portas espelhadas.
Assim como na porção social do apartamento, os quartos são predominantemente claros e aos ocupados pelas crianças se reservam os pontos de cores mais intensas. Nos banheiros, o chão e as paredes foram revestidas de porcelanato branco e as louças têm sustentação proporcionada por bancadas de mármore branco do tipo piguês, enquanto no lavabo o aparador é travertino.
Os “cômodos mais gostosos da casa”
Cozinha é lugar de bom papo - assim como a varanda – e para estes ambientes, a Elaine Carvalho recorreu à aplicação de maciços “amadeirados”. Assim, como o interior é bem leve, o uso intensivo de madeira deu uma rusticidade maior à área externa. “Ganhamos em personalidade para a área gourmet”, afirma a arquiteta.
Na cozinha – executada pela Kitchens – a lâmina mais escura que reveste os armários se alinha ao granito da bancada de aspecto bruto , mas fácil manutenção, conseguido pelo tratamento chamado “velvet”. Fora do trivial, o arremate fica por conta do vidro amarelado de uma das portas basculantes que fecha o mobiliário, além dos três pendentes coloridos da Bertolucci. (Daiana Dalfito - do UOL, em São Paulo)
Ficha técnica
Apartamento no Cambuí , Campinas (SP)
Projeto de Elaine Carvalho Arquitetura
Detalhes do projeto- Área Construída 150 m²
- Início do Projeto 2009
- Conclusão da Obra 2010
- Projeto Elaine Carvalho Arquitetura
- Equipe Elaine Carvalho, Deborah Carvalho, Adriana Scaranari, Erika Ide, Mariana Almeida, Cristiane Rodrigues, Celso Fernandes
- Construção Gencons
- Projeto Luminotécnico Elaine Carvalho Arquitetura e Interluz