Casa-refúgio com 530 m² e cinco suítes se integra à paisagem de Trancoso
Um casal de empresários, um paulista e um gaúcho, precisou apenas de um Réveillon em Trancoso, na Bahia, para ficar fascinado com a paisagem e a energia do lugar e desejar ali construir um refúgio onde pudesse usufruir de belezas naturais e da tranquilidade. Um terreno no alto de uma falésia, cercado pela vegetação tropical e com vista para o mar, foi o local escolhido para a tão sonhada casa de praia.
Ao visitar o lugar, a arquiteta Debora Aguiar propôs de imediato uma residência térrea que se integrasse ao verde e fizesse referência aos tons das areias de Trancoso. Com uma implantação em L, o projeto setorizou os volumes (social e íntimo) e os conectou através de um corredor formado pelo pergolado de madeira aliado à cobertura de vidro. "Mas também temos grandes vãos que se abrem para os jardins, permitindo que a luz natural entre e a ventilação seja cruzada, oferecendo frescor permanente a todos os ambientes", conta Debora.
Suíte com terraço e cajueiro
No jardim frontal, placas de arenito formam o caminho que leva à entrada principal com fachada composta de colunas de madeira (como um 'brise') e vidros pivotantes. Na área social, um desnível possibilitou o pé-direito generoso, com 4,5 metros, onde hall, living, cozinhas 'gourmet' e de apoio, lavabo e varanda ficam alocados e se abrem para a piscina. Para uniformizar esses espaços, sem limitá-los, e conduzir o olhar ao exterior, piso, teto e paredes receberam o mesmo revestimento à base de cimento, sem juntas.
Na parte íntima, a arquiteta deu atenção especial à suíte do casal: a fim de dar privacidade aos moradores, sem negligenciar a bela vista para o jardim e a piscina, o dormitório com parede interna de pedras naturais e cama com dossel ganhou uma varanda exclusiva, projetada alguns centímetros acima do plano da área social. No terraço privativo, um recorte na pérgola de madeira coberta com vidro e fibra de taquara abre espaço para os galhos do cajueiro que já existia na propriedade.
Os tons de areia
Na decoração de todos os ambientes dessa morada, os tons neutros - que vão do "off-white" ao marrom envelhecido - permeiam móveis, objetos e acabamentos e contrastam com verde soberano do paisagismo. A proposta supriu a vontade dos rapazes que queriam um projeto sem madeiras avermelhadas ou cores intensas, nem mesmo nas flores do jardim. "Quis trazer toda a natureza ao redor para dentro da casa, por isso, o uso intencional das tonalidades de areia", completa a arquiteta.
Ficha técnica
Casa Areia, Trancoso (BA)
Projeto de Debora Aguiar Arquitetos e Associados
Detalhes do projeto- Área do Terreno 2.319,20 m²
- Área Construída 530,86 m²
- Início do Projeto Janeiro/2013
- Conclusão da Obra Dezembro/2013
- Projeto Debora Aguiar Arquitetos e Associados
- Projeto de Arquitetura Debora Aguiar
- Projeto de Decoração Debora Aguiar Arquitetos e Associados
- Projeto de Paisagismo Debora Aguiar Arquitetos e Associados
- Projeto Estrutural - Concreto Naccache Engenharia
- Construção Construtora Viver Bahia
- Projeto de Instalações Elétricas Grau Engenharia de Instalações
- Projeto Luminotécnico Wallamps