Modernosa da praia: casa usa jogo de encaixe para aproveitar vista do mar
Foi por meio de desníveis e contrastes que o arquiteto Yuri Vital chegou ao desenho para a Casa das Duas Vigas, na Praia de Tibau do Sul, a 77km de Natal (RN). Voltada para o mar, a residência de apenas um pavimento está dividida em dois pavilhões. O primeiro abriga os ambientes sociais e o dos fundos, suspenso a 1,5 m de altura, a ala íntima.
A ideia de trabalhar a irregularidade entre blocos era justamente permitir que, de qualquer lugar da morada, fosse possível avistar o oceano e aproveitar a ventilação e a luz naturais. "O grande investimento dessa casa foi o conceito inovador. É uma proposta que quebra paradigmas", afirma o arquiteto.
Unidade
O que mantém a unidade estrutural entre os dois volumes é o par de vigas laterais que atravessa a casa de fora a fora. As paredes que ladeiam a obra foram executadas em concreto armado e moldado no local, em formas de madeira padronizadas pela equipe de arquitetura. Essa estratégia buscou uma construção eficiente, organizada e econômica. Cada pavilhão é composto, ainda, de duas lajes paralelas apoiadas em pilares.
O eixo de conexão entre os blocos é a circulação feita por passarelas, varandas e escadarias de concreto pigmentado com preto. O recurso serve para delinear os caminhos a partir da rua até a área social e desta para o bloco íntimo e para o solário no teto da edificação. Para resistir à maresia, todos os guarda-corpos e outros metais foram tratados com anticorrosivos.
Pouca manutenção
A casa também leva materiais resistentes para que a manutenção fosse mínima. Na praia, luxo é ter conforto e preocupação mínima com as rotinas domésticas: "A Casa das Duas Vigas conta com fechamentos em vidro e madeira com boa vida útil, sem precisar ser reformada toda hora", explica Yuri. Daí a ideia de usar tanto concreto aparente: ele trouxe ao projeto um a beleza desejada com conforto térmico e pouca necessidade de reparos.
Ficha técnica
Casa das Duas Vigas, Tibau do Sul (RN)
Projeto de Yuri Vital
Detalhes do projeto- Área do Terreno 409,76 m²
- Área Construída 107,90 m²
- Início do Projeto 2011
- Conclusão da Obra 2016
- Equipe Yuri Vital
- Projeto de Decoração S + N Arquitetura e Interiores
- Construção Podium Construtora (Roberto Morais)