Monocromático e com poucas divisórias, apartamento de 90 m² tem três quartos
Soluções originais e inteligentes, específicas para espaços reduzidos, resultaram neste apartamento de 90 m² localizado em um edifício no Itaim, em São Paulo, que expressa praticidade, bom gosto e elegância. O projeto de reforma, assinado pelo arquiteto Oscar Mikail revela várias dicas importantes e a principal é a integração de ambientes. Os proprietários, um casal com filhos que reside em Belém, adquiriu este apartamento para garantir acomodação confortável quando vem a São Paulo.
A derrubada de paredes foi um dos itens fundamentais do projeto, pois permitiu a composição de um living com vários ambientes: estar com sofá em L, home-theater e cozinha do tipo americana. Essa solução fez os espaços parecerem maiores e promoveu melhor iluminação. Uma única parede foi parcialmente fechada: para permitir a colocação do sofá, uma das portas de acesso à varanda foi transformada em um janelão. Perdeu-se a passagem, mas não a luz, e a distribuição dos móveis ficou bem melhor.
Outra dica importante para a reforma de pequenos espaços é a monocromia, ou seja, optar por uma única tonalidade, de preferência cores claras e neutras, como o fendi que reveste as paredes contrastando com o branco das molduras de gesso e do rodateto. O bege em várias tonalidades, o branco e o cru são ideais para as áreas reduzidas. "O recurso das cores claras é fundamental, pois não fecha o espaço -ao contrário, confere a sensação de amplidão", diz Oscar Mikail.
A ala íntima reflete o pensamento do arquiteto. Ali, a suíte do casal é composta por mobiliário branco e tecidos (cortina e colcha) em tom fendi, e ainda houve espaço para uma bancada de trabalho. O dormitório de solteiro, com parede chanfrada, não permitiu a instalação de criados-mudos, substituídos por mesinhas desenhadas pelo arquiteto. (Ledy Valporto Leal, colaboração para o UOL).
Ficha técnica
Flat no Itaim, São Paulo
Projeto de Studio Oscar Mikail
Detalhes do projeto- Área Construída 90 m²
- Início do Projeto 2003
- Conclusão da Obra 2004
- Projeto Oscar Mikail
- Projeto Luminotécnico La Lampe