Paisagismo usa vegetação nativa para dar charme brasileiro ao jardim provençal
O paisagista Gilberto Elkis imprime em seus espaços a alta sensibilidade adquirida ainda na infância, quando frequentava o litoral paulista e vivenciava ambientes onde a arquitetura e a natureza viviam e comunhão. Autodidata, Elkis estagiou com importantes produtores de plantas e paisagistas da Califórnia, o rico e ensolarado estado na costa oeste dos Estados Unidos.
Em seus projetos, Elkis consegue destacar texturas e formas pela apurada escolha de espécies, tutores, vasos e poda. Um bom exemplo da aplicação de suas ideias aparece nos jardins desta fazenda no interior de São Paulo. De linhas clássicas e geométricas, o projeto mistura plantas nativas e vegetação europeia, remetendo o usuário à contemplação.
A proposta revitalizou as áreas existentes e interligou a casa principal, a extensão dos hóspedes e a área de lazer. As árvores de grande porte foram mantidas. "Fizemos os caminhos, acessos, áreas de estar e lazer da fazenda", conta.
Romântico e exuberante
O paisagista, que já mantinha relação com os clientes há quatro anos, na última etapa do jardim recebeu a missão de deixar o paisagismo da propriedade com um aspecto mais brasileiro, preservando, porém, as referências provençais que apresentava.
A proposta distribuiu as plantas em função das áreas de uso comum e de modo que estivessem em harmonia com o desenho fazenda. Recantos acolhedores envolvidos em muros e fontes de pedras, vasos de terracota, pergolados e cipestres italianos se aliam a buxinhos, capins e muitas flores para fazer do jardim uma área própria para encontros sociais, assim como para relaxamento.
Elkis diz que manutenção de todo projeto precisa ser contínua, e enfatiza que, em fazendas, o cuidado com a grama deve ser redobrado. Para o paisagista, cada projeto é um estudo das condições do local e do gosto particular do cliente. “Uma vez definido o rumo a ser seguido, devem ser considerados os detalhes na execução e manutenção daquele espaço". (SILVANA MARIA ROSSO para UOL)
Ficha técnica
Fazenda no interior de SP, Cabreúva, SP
Projeto de Gilberto Elkis
Detalhes do projeto- Início do Projeto 2006
- Conclusão da Obra 2010
- Projeto Gilberto Elkis